Como transformar ppm em litros?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos
  1. 1 - mg para g.
  2. 2 – mL para L.
  3. 3 - mol/L para g/L.
  4. 4 – ppm (partes por milhão)
  5. 1 ppm = 1 mg/L.

Matematicamente, o cálculo do ppm é feito da seguinte maneira:

  1. ppm = x parte do soluto/ 106 partes da solução ou do solvente.
  2. ppb = x parte do soluto/ 109 partes da solução ou do solvente.
  3. ppt = x parte do soluto/ 1012 partes da solução ou do solvente.

Pegando a concentração molar, conseguimos calcular o número de mols para 1000 L (1.000.000 g), e daí obter a massa (n = m/MM) e já temos a resposta em ppm.

1000 g de benzoato de sódio em 1 milhão de gramas do refrigerante, ou seja, sua concentração é de 1000 ppm.

Assim, uma solução de 20 ppm contém 20 gramas do soluto em 1 milhão de gramas da solução.

A concentração ppm também pode ser expressa em volume: A concentração ppm em volume indica o volume de soluto (disperso), em mL, existentes em 1 m3 (1 milhão de mL) de solução.

3 ppm significa que são 3 partes de cloro para cada 1 milhão de partes de água.

Para a sanitização dos frutos, deve-se preparar uma solução de água clorada na concentração de 200 ppm e depois enxaguar com água potável. Como fazer: Para cada 1 litro de água, deve-se colocar 10 mL de hipoclorito de sódio (com 2% de cloro ativo - ver no rótulo).

Partes por milhão (ppm) indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução.

Para transformar a concentração de um elemento de % peso para ppm basta multiplicar por 1x104. No caso inverso, transformando a concentração de ppm para % peso basta dividir por 1x104. Em algumas indústrias para designar a PPM se utiliza o termo Potência.

O mol indica volume. Na realidade, indica o volume ocupado por um gás nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão). Para gases que estão nestas condições, o valor de um mol é 22,4L (litros).

5 – Divida o numerador pelo denominador (em metros cúbicos) para converter ppm para gramas por metro cúbico. Nesse exemplo, 5 ppm = 5g/1,004 metros cúbicos = 4,98 g/m³.

Para calcular o PPM, divide-se o número de peças defeituosas pelo número de peças produzidas e multiplica-se por 1 milhão. Esse número representa o quanto de peças defeituosas seriam produzidas, em tese, caso fossem fabricadas 1 milhão de peças.

Por exemplo: uma solução de etanol a 40% (p/p) em água contém 40g de etanol em 100g (NÃO mL) de solução, e se prepara misturando 40g de etanol com 60g de água. Outras unidades comuns são: volume por cento (% v/v) e peso-volume (% p/v) por cento. As unidades p ou v, então, sempre devem ser especificadas.

Foi então que surgiu o ciclo PPMS, sigla para Purchasing Performance Measurement System ou Sistema de medição de desempenho de compras, em português.

Em Nome vamos digitar ppm; Selecionando o campo Fórmula, vamos clicar duas vezes na opção Unidades defeituosas na lista de Campos, pressionar barra de divisão (“/”), clicar duas vezes em Unidades produzidas e digitar em seguida “*1000000”. Agora pressionaremos Ok para retornar à TD.

Abreviatura para “partes por milhão”. Unidade de medida dos defeitos de qualidade em processos de fabrico com grande maturidade de organização e de gestão.

1 ml = 1000 mg; 2 ml = 2000 mg; 10 ml = 10.000 mg.

A diluição de soluções refere-se ao procedimento de adicionar ou retirar parte do solvente de uma solução, modificando, assim, a concentração. As soluções são misturas homogêneas formadas pela adição de um soluto (será dissolvido) em um solvente (dissolverá algo) e são muito comuns em nosso dia a dia.

Continuar lendo Como transformar em ppm?