O que significa 5 ppm?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Partes por milhão (ppm) indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução.

Por exemplo, se dissermos que a concentração de uma solução é de 50 ppm, significa que existem 50 gramas do soluto dissolvidos em um milhão de partes da solução.

A fórmula para este cálculo é a seguinte:

  1. 1 ppm = 1 parte de soluto / 106 de solução. EXEMPLO. Visto que a quantidade de soluto é extremamente pequena, nos cálculos que. utilizam a fórmula acima, o volume ou a massa da solução serão. ...
  2. 70 ppm = _70 g do permanganato_
  3. 106 g de água.

O ppm (partes por milhão) é uma maneira de expressar a concentração de uma solução quando o soluto está em concentrações muito baixas. Desse modo, a definição de ppm é dada como sendo a: “Quantidade de partes do soluto (em massa ou volume) em 1 milhão (106) de partes da solução (em massa ou volume).”

Assim, a concentração em partes por milhão pode ser definida da seguinte maneira: * Partes por milhão (ppm): Indica quantas partes de soluto (em massa ou em volume) existem em um milhão (1 000 000 ou 106) de partes da solução (também em massa ou em volume).

3 ppm significa que são 3 partes de cloro para cada 1 milhão de partes de água.

Para transformar a concentração de um elemento de ppm para % peso basta dividir por 1x104!

A sigla em inglês é “pages per minute”, em tradução simplificada, "páginas por minuto”. O conceito nada mais é do que a quantidade de páginas que a impressora consegue imprimir em 60 segundos. Isso significa que o “ppm” é a unidade de medida de velocidade do equipamento.

1 ppm = 1 parte por 1 milhão de partes
Para a sanitização de matérias-primas vegetais, costuma-se adotar concentrações de, no máximo, 200 ppm e para a sanitização de equipamentos e utensílios, concentrações que variam entre 100 e 200 ppm.

Coloca-se 1 mL (100 ppm) para 1L de água para sanitização de equipamentos e utensílios e 2 mL (200 ppm) do produto para 1 L de água potável para pisos e paredes. Para maiores quantidades de água clorada, é só fazer a proporção correta.

Para calcular o PPM, divide-se o número de peças defeituosas pelo número de peças produzidas e multiplica-se por 1 milhão. Esse número representa o quanto de peças defeituosas seriam produzidas, em tese, caso fossem fabricadas 1 milhão de peças.

Índice de Rejeição (PPM) - 6960 PPM (partes por milhão) mostra que a qualidade já avançou muito no Brasil, mas a exigência do mercado continuará pressionando este índice para uma melhoria ainda maior.

Note que “ppm” é uma unidade relativa; por exemplo, 5 ppm pode se referir a 5 mg de substância por 1.000.000 mg de água ou 5 g por 1.000.000 g. Para fazer cálculos em química, talvez seja necessário converter a unidade ppm para outra unidade de concentrações, como gramas por metro cúbico (m³).

Pegando a concentração molar, conseguimos calcular o número de mols para 1000 L (1.000.000 g), e daí obter a massa (n = m/MM) e já temos a resposta em ppm.

1º passo: dividir o valor por 100 e encontrar o resultado que representa 1%. 2º passo: multiplicar o valor que representa 1% pela porcentagem que se quer descobrir. Chegamos mais uma vez a conclusão que 20% de 200 é 40.

Continuar lendo O que significa 3 ppm?