Como transformar tinta de cabelo em tonalizante?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

É muito simples... - Use a sua tinta de costume + Ox 10 vol. na proporção 1:2, ou seja, uma parte de tinta, para duas partes de Ox 10. Lave os cabelos com shampoo, seque-os levemente com a toalha, e aplique a mistura no cabelo úmido.

Você vai precisar da tinta escolhida e, também, de água oxigenada de 10 ou, no máximo, 20 volumes (mais que isso você pode danificar mais os seus cabelos). Misture bem os produtinhos e aplique por toda a extensão dos fios ou somente nas mechas que você quer matizar. Deixe o produto agir por 10 minutos no máximo.

Não misture coloração permanente com tonalizante
Quem pinta o cabelo em casa, a gente sabe que dá vontade de testar fórmulas mirabolantes na hora de mudar a cor dos fios. Mas nós garantimos que misturar coloração permanente com tonalizante é uma péssima ideia.

Ao misturar tinta de cabelo com creme de hidratação, é possível obter uma coloração duradoura e ao mesmo tempo hidratar os fios. Isso porque o creme de hidratação ajuda a manter a umidade natural dos cabelos, evitando que eles fiquem ressecados e quebradiços.

Os Óleos são um ótimo tratamento para o fio de cabelo, seja antes, durante ou depois da tintura. Os óleos vegetais puros, como o óleo de coco, conseguem “preencher” o fio dando a ele mais corpo, e ainda sela a cutícula conferindo uma proteção ao fio quando vem a química.

O que é tonalizar os fios? O processo de tonalização dos fios é caracterizado pela mudança de cor do cabelo. A tonalização pode ser feita de duas maneiras, a permanente e a semi-permanente. A primeira é caracterizada pela abertura das cutículas dos fios, para fazer com que o pigmento da cor chegue até a fibra capilar.

1. Wella Soft Color. Um tonalizante da Wella bastante utilizado é o Wella Soft Color. Ele não contém amônia e, por isso, danifica menos os cabelos que uma tintura comum.

a coloração ela precisa ser oxidada. através do peróxido de hidrogênio que a sua água oxigenada não tem nada a ver com h2obra uma água da torneira nada disso tá então. você não pode misturar Nessa situação você não mistura água porque porque o objetivo aqui é trabalhar com os corantes.

Para matizar o cabelo com tinta é necessário escolher a tonalidade certa do produto e ter em mãos uma água oxigenada volume 10. Misture bem a água oxigenada com a tinta e aplique por toda a extensão dos fios que deseja matizar. Deixe a mistura agir por 10 minutos, em seguida lave e condicione as madeixas.

Por ter menos componentes químicos agressivos, o tonalizante resseca menos os fios do que a tintura permanente. Muitos produtos, inclusive, fazem a função de colorir e hidratar. Ainda assim, não deixe de lado os tratamentos pós-coloração, como uma boa hidratação ou reconstrução dos fios.

POROSIDADE DOS FIOS
Um cabelo poroso é mais quebradiço e sua cutícula é mais aberta. Isso significa que o fio, ao mesmo tempo que suga a tinta, também tem dificuldade de absorver e segurar a pigmentação.

Por não conter a substância que abre as cutículas do cabelo, o tonalizante acaba ficando apenas na superfície do fio, podendo ser removido com as lavagens. E por isso, não danifica em nada os fios, diferente da coloração permanente.

O matizador utiliza-se para neutralizar tons indesejados nos cabelos e manter a cor dos fios, enquanto o tonalizante é utiliza-se para modificar a cor dos cabelos, independente da cor original.

Como fazer:
Exemplo: se ao tonalizar seu cabelo você usa 2 colheres de tonalizante para 4 de creme, faça sua máscara tonalizante semanal utilizando 1 colher de tonalizante, mas continue com as mesmas 4 colheres de creme. Misture tudo até a mistura ficar bem homogênea e guarde em um pote com tampa.

Por outro lado, se colocarmos mais creme oxidante do que coloração na mistura, o resultado será o desbotamento, pouca fixação da cor e fios muito porosos devido ao excesso de oxidação.

Como fazer o banho de brilho?

  1. 40g de creme de hidratação branco;
  2. Kit tintura e água oxigenada 20 volumes ou;
  3. Kit tonalizante e fixador;
  4. 15g de óleo natural extravirgem (argan, coco, abacate e afins).

E sim, pintar o cabelo quando ele está sujo é muito melhor do que com as madeixas limpas. O couro cabeludo produz uma oleosidade natural e quando você deixa as madeixas sem lavar antes de aplicar a coloração, o óleo protege o couro cabeludo e impede que a coloração o agrida tanto.

Não precisa ter medo do shampoo e nem do desbotamento ao lavar os cabelos após mudar a cor. Isso porque o produto não interfere na tonalidade dos fios e você pode usá-lo se sentir necessidade.