Como Treinar o medo?

Perguntado por: oteixeira5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Além disso, confira algumas dicas que ajudarão você a controlar e enfrentar o medo de forma racional e cautelosa.

  1. Dica 1. Faça autoanálise. ...
  2. Dica 2. Escolha consciente. ...
  3. Dica 3. Conhecendo o inimigo. ...
  4. Dica 4. Silencie a mente. ...
  5. Dica 5. Tenha autocontrole. ...
  6. Dica 6. Compartilhe seu medo. ...
  7. Dica 7. Procure um especialista.

Como Utilizar o Medo a seu Favor

  1. Situações da Sua Vida Onde o Medo Está Presente. O medo do sucesso; ...
  2. Medo é Criação da Nossa Mente. Definitivamente não sentimos medo do nosso passado, pois são experiências vividas. ...
  3. Inspire-se com o Medo. ...
  4. Combata o Medo com Ação.

Para superar o medo, reconheça que você está com medo
Quando ele assume o controle de nossas vidas e nos afeta diariamente, pode se tornar um problema a ser resolvido. Portanto, a primeira ação recomendada é aceitar a situação. Isso não te tornará menos corajoso ou menos amado, mas sim mais genuíno.

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Qualquer sensação de ameaça pode gerar o medo, seja ela física, psicológica ou moral. Algumas vezes, as pessoas dão outros nomes para essa sensação, como: apreensão, preocupação, ansiedade ou angústia. No entanto, todas essas outras emoções são motivadas pelo medo do que possa acontecer.

Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo.

Em Salmo 34:4, está escrito: “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Não podemos nos deixar dominar pelo medo. Então, hoje te convido a orar lançando fora todo medo que tem te paralisado, lembre que Deus é maior do que tudo isso que tanto lhe aflige e Ele cuidará de você.

Cinco coisas para dizer a quem sofre de ansiedade

  • “Você pode falar mais sobre o que está sentindo?” ...
  • “Sinto muito que você esteja passando por isso.” ...
  • “Não é culpa sua.” ...
  • “Isso deve ser muito difícil para você.” ...
  • Fique em silêncio.

O medo é difícil de superar, mas não pode servir de desculpa para não tentar. Não deixe o medo de tentar te impedir de ser feliz, pois a felicidade só vem quando se vence os medos. Perdemos muito por medo de tentar. Quem tem medo de tentar tem medo da vida.

Quais as formas de lidar com o medo?

  1. Entenda profundamente seu medo. É preciso definir o medo (o que exatamente provoca essa sensação) e em quais situações ele aparece. ...
  2. Pratique o autocontrole e a autoanálise. ...
  3. Exponha-se ao medo gradualmente. ...
  4. Compartilhe o seu medo com outras pessoas. ...
  5. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

“O medo se torna uma fobia quando é desproporcional em relação ao estímulo e interfere na vida profissional, social e acadêmica, impedindo a pessoa de realizar suas atividades. Para ser uma fobia específica, o medo precisa estar relacionado a animais, objetos ou situações.

A ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo. Portanto, medo “ é a avaliação de perigo; ansiedade é o estado de sentimento desagradável evocado quando o medo é estimulado”. Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.

Se a insegurança nos atormentar, devemos adotar o pensamento positivo e abundante como nosso modo de vida padrão. Nossa mente não sabe a diferença, ela apenas faz o que dizemos a ela para fazer. Se não prestarmos atenção em nossa mente, ela se torna negativa em um instante.

Busque o autoconhecimento
Procure conhecer a si mesmo, sua história, sua personalidade, qualidades, seus pontos fortes e também suas fraquezas, e como se relaciona e se comporta em relação ao fato de sentir-se inseguro.

O que a psicologia diz sobre a insegurança? Segundo a psicologia, a insegurança está relacionada à crença de incapacidade. A pessoa insegura acredita que nunca será boa o suficiente para viver a vida do modo que deseja.

Os betabloqueadores são drogas que ajudam a combater os efeitos do medo. São usados especialmente por pessoas que ficam nervosas diante do público, com o objetivo de melhorar o controle das ações físicas e diminuir a ansiedade.