Como usar o lúdico em uma aula de matemática?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Assim, o lúdico deverá ser utilizado como motivação no ensino da Matemática, objetivando deixar as aulas mais atrativas e estimulantes, sendo a ferramenta mais eficiente para desmistificar a ideia que as pessoas possuem desse campo de conhecimento como sendo detentor de um conteúdo de difícil compreensão e para poucos.

Cada professor deve pesquisar, criar e aplicar os seus jogos, mas sempre estando de acordo com os objetivos do ensino e da aprendizagem. Então, a criança deve agir junto ao professor, seguindo as regras de cada atividade. Por sua vez, ao professor cabe criar novos jogos e novas regras.

Como ferramenta de ensino, o lúdico proporciona maior integração interpessoal, além de estimular a imaginação, a concentração e o raciocínio lógico, gerando dinamismo na abordagem dos conceitos matemáticos e uma forma mais ampliada de avaliação do aprendizado.

O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.

Mais uma atividade que estimula a interação com os números de forma natural é a amarelinha! Um jeito fácil de fazê-la é colando fitas adesivas bem firmes no chão, onde cada quadradinho tenha um número dentro. Depois, Ana sugere que os pais convidem seus filhos a falarem em voz alta os algarismos conforme pisam neles.

Através do lúdico, o professor tem a chance de tornar sua prática pedagógica inovadora, pois além de desenvolver atividades divertidas, o professor pode proporcionar situações de interação entre os alunos melhorando a forma de relacionamentos entre os mesmos.

Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.

Por exemplo, alguns jogos lúdicos populares para os Ensino Fundamental I são baralho, dominó, damas, xadrez, pega-varetas, jogo da memória, caça-palavras, forca e jogos de trilha.

Trabalhar a matemática lúdica é torná-la mais divertida, interessante e relevante para os estudantes. É incentivá-los a imaginar, falar, pensar, raciocinar, criar hipóteses e questionar enquanto enfrentam desafios que podem estar no dia a dia de qualquer pessoa.

É através dos jogos e atividades lúdicas que os alunos aprendem sem perceber, conseguem assimilar o conteúdo com mais facilidade, desenvolvem diversas habilidades, como raciocínio, pensamento dedutivo, lógico, curiosidades entre outras.

O uso de atividades lúdicas se mostra como instrumento pedagógico no ensino da matemática que facilita a relação entre professor e aluno no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e facilidades na resolução de problemas do dia-a-dia de forma dinâmica.

O aluno precisa de estímulo para aprender, e o exercício lúdico desperta a motivação e interesse destes. A matemática pode ser bem mais prazerosa com a aplicação de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, problemas aplicados no cotidiano, problemas de desafio, histórias, calculadoras entre outros.

MATEMÁTICA LÚDICA. O ensino através do lúdico cria um ambiente atraente, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral da criança, agindo como facilitador, colaborando para trabalhar bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.

Ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.

No entanto, é necessário salientar que o ensino lúdico não se resume a brincadeiras, e sim ao uso de metodologias diversas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação dos estudantes de forma natural — exercitando e desenvolvendo tais características.

O professor deve ter uma relação mediadora nesse processo de atividades lúdicas e a prática pedagógica, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão da criança.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

Desenhe com a criança uma série de formas geométricas de forma que fiquem sobrepostas em alguns pontos. Para os círculos de diversos tamanhos, procure usar tampinhas, copos, pratos e outros objetos para ajudar a fazer os desenhos. Isso reforça o ensino das formas presentes no ambiente.

Faça uma brincadeira com eles para identificar números ímpares e pares. Mande os alunos fecharem os olhos. Diga um número em voz alta, começando com números pequenos. Diga que eles devem levantar a mão se o número for ímpar e colocar a mão na cabeça se o número for par.