Como usar o mel para dormir?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

1. Mel. Adicione um fiozinho de mel ao seu leite ou chá algumas horas antes de se deitar. A pequena quantidade de glicose reduzirá os níveis de orexina, um neurotransmissor que aumenta o seu nível de alerta.

Mel de Laranjeira
Esse mel tem coloração bem clara, aroma suave e sabor cítrico. Dentre todos os tipos de mel, é o mais indicado para quem tem dificuldades para dormir, pois auxilia no combate a insônia.

Estimula a produção de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar; Está diretamente associado uma dieta equilibrada e a um estilo de vida saudável; É uma boa fonte energética para antes do exercício; Ajuda a evitar doenças como as cardiovasculares e também a hipertensão.

Aqui estão alguns chás suaves e outras bebidas que podem ajudar a dar o descanso de que você precisa.

  • Chá de camomila. ...
  • Chá de ashwagandha. ...
  • Chá de valeriana. ...
  • Leite morno e chá com leite dourado. ...
  • Chá com leite dourado. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de passiflora. ...
  • Outras bebidas para uma noite nas nuvens.

É indicado tomar 2 colheres de chá de mel na hora de dormir, pois o doce faz com que mais saliva seja produzida. Isso melhora a mucosa da garganta protegendo contra a irritação, reduzindo e aliviando a tosse, sendo, em muitos casos, mais seguro e eficaz que alguns xaropes.

Uma das melhores formas de consumir mel é fazê-lo antes de adormecer. Se ingerir apenas uma colher e deitar-se de seguida, o seu organismo passará a noite a absorver todos os nutrientes deste superalimento e a processá-los de forma eficiente.

Para preparar, basta misturar uma colher de mel a uma colher de açúcar em um recipiente. Em seguida, aplique na pele em movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos. Para fazer o enxágue, dê preferência à água corrente morna. O resultado final é uma pele limpa e macia.

Mel e água em jejum
O alimento também promove a limpeza do trato digestivo e combate de parasitas, auxílio na limpeza do organismo, melhora na função intestinal ajudando com o intestino lento e destruição de microorganismos.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Melhora a qualidade do sono
A ingestão de água com limão antes de dormir pode ajudar a equilibrar os nutrientes como as vitaminas e os minerais, restabelecendo os níveis que foram desregulados durante o dia.

Como administrar? Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação. Existem, porém, algumas formas de combinar o produto com outros ingredientes e potencializar seus efeitos no organismo.

O mel não deve ser utilizado por crianças menores de 1 ano de idade, por pessoas com diabetes ou alergia ao mel, ou em casos de intolerância à frutose, um tipo de açúcar que está bastante presente no mel.

Limão com mel é bom para tosse, resfriado e gripe
A dupla é popularmente famosa por ser um shot caseiro para amenizar resfriados e gripes, além de ser boa para tosse. O limão ajuda a reduzir a congestão nasal, enquanto o mel pode aliviar a dor de garganta, acalmar a tosse e melhorar a qualidade do sono.

Para garantir tudo isso, sem exagerar na dose, a recomendação diária é de, no máximo, uma colher de sopa (o equivalente a 25 gramas). Apesar dos beneficios, vale lembrar: diabéticos devem evitar o consumo dessa especiaria. Isso porque ele possui muito açúcar simples, que eleva a glicemia do sangue rapidamente.

Valeriana. Valeriana é uma planta medicinal que tem efeitos calmantes, ansiolíticos e anticonvulsivantes. Por isso, a partir dela é produzido um medicamento fitoterápico que contribui para acelerar o processo de adormecer e melhorar a qualidade do sono profundo.

Frutas que ajudam no sono

  • Maracujá Além de ser rico em vitaminas do complexo B, o suco de maracujá tem efeito calmante, ajuda o sistema nervoso a relaxar, combate a ansiedade, irritabilidade e insônia. ...
  • Banana. ...
  • Amêndoas. ...
  • Cereja. ...
  • Nozes. ...
  • Uvas. ...
  • Goji Berry. ...
  • Tomate.

Mel deve ficar guardado em temperatura ambiente
Ao ser refrigerado ele não chega a estragar mais rápido, mas vai ser mais difícil aproveitá-lo nas suas receitas. Por isso, tente deixar esse ingrediente adocicado em um local a temperatura ambiente.

O mel só pode ser consumido por crianças a partir dos 12 meses. Isso porque o mel pode conter esporos de uma bactéria muito agressiva para o lactente chamada Clostridium botulinum. Essa bactéria é a responsável pelo botulismo, doença séria que pode matar a criança por envenenamento.

Por favorecer a digestão e alcalinizar nosso organismo, o suco de limão é um grande aliado para dormir melhor. Além disso, ao combiná-lo com mel, seus efeitos são potencializados. Dormir melhor é um dos propósitos mais ansiados por uma boa parte da população.

Aliviar a dor de garganta, asma e tosse
O mel reduz a inflamação e inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado, melhorando o sono. É indicado tomar 2 colheres de chá de mel na hora de dormir, pois o doce faz com que mais saliva seja produzida.

Isso porque a banana é uma fruta rica em Triptofano, um aminoácido muito importante para o nosso corpo, utilizado na biossíntese das proteínas, que auxilia a regular o sono.