O que acontece se tomar uma colher de mel antes de dormir?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O que acontece é que o mel tem alguns componentes que ajudam e favorecem o sono de forma natural. Segundo estudos realizados, seu teor de Ômega 3 ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.

Uma das melhores formas de consumir mel é fazê-lo antes de adormecer. Se ingerir apenas uma colher e deitar-se de seguida, o seu organismo passará a noite a absorver todos os nutrientes deste superalimento e a processá-los de forma eficiente.

Sim! Você pode e deve consumir mel antes de dormir. Este alimento natural também proporciona vários benefícios. Meia colher de sopa antes de ir dormir vai permitir que o seu organismo absorva, durante a noite, todas as suas propriedades, melhorando o sono.

Mel, um aliado para o sono
O que acontece é que o mel tem alguns componentes que ajudam e favorecem o sono de forma natural. Segundo estudos realizados, seu teor de Ômega 3 ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga. Muitas vezes, comentamos: “Estou tão cansado que sou incapaz de dormir”.

O mel é um alimento saboroso que você pode incluir regularmente em sua dieta, desde que mantenha a moderação. Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas. O mel de abelhas é um alimento natural que, quando consumido com moderação em uma dieta equilibrada, pode contribuir para o bem-estar.

O mel não deve ser utilizado por crianças menores de 1 ano de idade, por pessoas com diabetes ou alergia ao mel, ou em casos de intolerância à frutose, um tipo de açúcar que está bastante presente no mel.

Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre. Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.

Segundo as pesquisas, ele tem a capacidade de anestesiar a garganta, diminuindo a ocorrência de tosse, e ainda pode tratar a inflamação, já que age contra bactérias. Além disso, também tem função expectorante, o que ajuda a acabar com a congestão.

Para que o uso do mel não leve ao ganho de peso, deve-se consumir apenas cerca de 2 colheres de chá de mel por dia, o qual pode ser adicionado em sucos, vitaminas, biscoitos, bolos e outras preparações culinárias. É importante lembrar que o mel industrializado vendido em supermercados pode não ser mel puro.

O mel é uma rica fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio, proteínas e vitamina C. E além de todos esses benefícios, é menos calórico que o açúcar: possui cerca de 290 calorias/100g, enquanto o açúcar possui cerca de 394 calorias/100g.

Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.

Para preparar, basta misturar uma colher de mel a uma colher de açúcar em um recipiente. Em seguida, aplique na pele em movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos. Para fazer o enxágue, dê preferência à água corrente morna. O resultado final é uma pele limpa e macia.

Mel de Laranjeira
Esse mel tem coloração bem clara, aroma suave e sabor cítrico. Dentre todos os tipos de mel, é o mais indicado para quem tem dificuldades para dormir, pois auxilia no combate a insônia.

Qual o jeito certo de consumir mel? "Uma colher de sopa de mel por dia é a quantidade recomendada. Sugiro, inclusive, que esse mel seja consumido no período noturno, caso o paciente tenha alguma queixa de irritação na garganta ou tosse.

A mistura é rapidamente absorvida pelo organismo e traz uma melhora na digestão, em todas as partes do trato gastrointestinal e estimula o trabalho de intestinos preguiçosos. Ele também melhora a imunidade e cura resfriados e bronquite.