Como veganos obtém proteínas?

Perguntado por: pmorgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

As demais fontes de proteína vegetal em abundancia são lentilha, leite de soja, tofu, ervilha, arroz integral, arroz branco, brócolis, semente de girassol, quinoa, espinafre, abacate, pão integral, feijão preto, caju, sêmola, semente de linhaça e semente de chia.

soja

A maior fonte de proteínas vegetais presente na alimentação vegana é a soja, com 41 gramas por xícara.

O grão-de-bico, o amaranto, a soja e o pistache, por exemplo, são boas fontes de aminoácidos essenciais e devem, sempre que possível, fazer parte das refeições.

deficiência de vitamina B12

Não só veganos e vegetarianos precisam suplementar B12, pode acontecer de pessoas que consomem derivados de animais terem níveis baixos da vitamina. Quando há deficiência de vitamina B12, o corpo passa a dar sinais, porque diminui a produção de glóbulos vermelhos no sangue e reduz a oferta de oxigênio.

A soja é outra excelente alternativa para quem quer substituir o consumo de carnes. Além de poder ser consumida em grãos, ela também é a fonte para diversos alimentos, como o tofu, leite, carne, entre outras coisas. Cada cem gramas de soja possui 34 gramas de proteínas.

Lista com os melhores Proteínas Veganas de 2023

  • Athletica Nutrition. Best Vegan.
  • True Source. True Vegan.
  • Muke. Pote Proteína Vegana.
  • NewNutrition. Proteína de Ervilha Isolada.
  • Nutrify. Vegan Pro.

A diferença entre as duas é que o Whey Protein contém proteína do soro do leite e proteína vegetal é obtida de alimentos fontes de vegetais.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

Com o aumento contínuo dos preços de diversos produtos, as escolhas alimentares começam a ser mais seletivas. Uma opção para substituir a carne, por outra proteína mais acessível, é optar pelo consumo de ovos.

Um dos resultados apontados neste estudo indica que o frango e seus derivados são as fontes mais baratas de proteína no Brasil.

Cogumelos. Produzir vitamina D com a exposição aos raios UV do sol é uma capacidade única dos cogumelos. Por isso, eles são a única fonte comestível não animal do nutriente. Ou seja, a ideal para pessoas veganas.

Vitaminas para veganos
A profissional explica que a única vitamina que, de fato, não está presente em uma dieta vegetariana estrita é a B12. Isso porque ela é encontrada no reino animal e absorvida a partir do consumo de alimentos como leite, ovos, salmão, carne vermelha, atum e fígado.

A vitamina B12 é o único nutriente que não pode ser fornecido por alimentos vegetais. Ela é encontrada em alimentos de origem animal – exceto mel.

Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis tem alto teor de proteínas, funcionando como substituta da carne. Por ter um teor elevado de proteínas, a ora-pro-nóbis é um dos alimentos mais indicados para a dieta de vegetarianos, funcionando como excelente substituta da carne. Por conta disso, inclusive, ela é popularmente chamada de "carne de pobre" ...

aumento da saciedade; melhora o trânsito intestinal; diminui marcadores inflamatórios; reduz o risco associado a doenças crônicas não transmissíveis, como: câncer, dislipidemia, hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

Quais os benefícios ao parar de comer carne? As dietas veganas e vegetarianas tem sido associada a menores riscos de doenças cardiovasculares, redução dos casos de câncer, melhora da pressão arterial e diabetes. As dietas podem alterar o metabolismo e a inflamação.

Portanto, se você é vegano, saiba que é possível seguir uma dieta vegana para hipertrofia desde que o seu cardápio forneça todas as proteínas e carboidratos necessários para que todos os músculos se desenvolvam de forma rápida e com qualidade, conforme as orientações da nutricionista.

Carboidratos são fundamentais na dieta vegana por si só, mas ainda mais se o objetivo é aumentar a massa muscular. Adriana indica a ingestão regular de arroz ou trigo integral, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, macarrão, farinha ou pão integral e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja ou grão de bico).

5 ALIMENTOS PARA SUBSTITUIR O OVO

  • Filé de frango. Opte por 40 gramas de filé de frango. ...
  • Grão-de-bico. Opte por 120 gramas de grão-de-bico. ...
  • Tofu. Opte por 200 grama de tofu. ...
  • Iogurte natural. Opte por 300ml de iogurte natural. ...
  • Patinho.