De quem as Amazonas são filhas?

Perguntado por: iperes7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Filhas da união do sangrento deus da guerra Ares com a ninfa Harmonia, divindade da natureza, segundo uma versão do mito, as Amazonas são representadas como mulheres fortes, hábeis na arte da guerra e da sedução (Brandão, 1991).

Algumas versões dos mitos que envolvem as amazonas mostram que elas se encontravam regularmente com membros de tribos vizinhas em dias e horários programados, para engravidarem. Se a criança nascesse menino, elas entregavam para outras tribos ou simplesmente os matavam.

Na lenda, as icamiabas eram mulheres altas, musculosas, de pele clara, cabelos compridos e negros, foram encontradas quando expedicionários espanhóis, liderados pelo espanhol Francisco Orellana, chegaram em 1542 à região que hoje é conhecida por Amazônia.

As Amazonas são filhos da Rainha dos Deuses do Olimpo, Hera, deusa das mulheres. Eles fazem parte de uma raça de mulheres guerreiras imortais e vivem na ilha mística escondida de Themyscira.

As amazonas teriam vivido na região do Ponto, parte da atual Turquia, próximo à costa do mar Euxino (o mar Negro). Teriam formado um reino independente, sob o governo de uma rainha, das quais a primeira teria se chamado Hipólita ("égua solta, indomada").

O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários ...

A mitologia das amazonas
Conta a mitologia grega das amazonas que sua comunidade não aceitava homens, mas uma vez por ano elas saíam para terem relações sexuais para engravidar, a fim de terem filhos para preservarem seu povo. Quando nasciam filhos homens, ou eram mortos ou enviados aos pais.

Uma terceira, ainda, traça o surgimento do nome ao nheengatu - dialeto falado por índios, escravos e europeus na Amazônia - com tradução para 'terra que acaba' ou 'ilha'.

Os super-poderes da Mulher-Maravilha são o resultado da benção que ela recebeu pelos Deuses Gregos (ou nos Novos 52, da sua herança divina). Todos os seus poderes foram fortemente influenciados pelo treino que recebeu por parte das outras Amazonas e isso a torna numa das mais poderosas personagens da DC Comics.

Hipólita

Hipólita é uma personagem da mitologia grega, rainha das amazonas, filha de Ares e da rainha Otrera e irmã de Pentesileia, Melanipe e Antíope. É conhecida por possuir um cinturão mágico, cuja obtenção foi o nono dos Doze Trabalhos de Hércules.

O termo amazona também era (e é) utilizado como feminino de cavaleiro, mas predominantemente para designar a senhora que montava a cavalo, de lado, com uma saia comprida. Durante a época medieval, não era considerado próprio uma senhora montar normalmente.

Ela estaria relacionada com as origens da humanidade. Ela teria existido há 450 milhões de anos e hoje estaria enterrada entre três pirâmides na região entre o Amazonas, Pará e Mato Grosso. Ratanabá seria um Império, fundado pela civilização Muril, que é considerada a primeira a habitar a Terra há 600 milhões de anos.

A lenda das amazonas se refletiu em numerosas manifestações da arte e da literatura. Conta a mitologia que Héracles (Hercules) foi encarregado por Admete, a filha de Euristeu, para ir roubar a rainha das Amazonas, Hipólita, que ela recebeu do pai, Ares, um cinturão mágico que Ares lhe oferecera como presente.

Primeiros povos e colonização europeia
A região onde atualmente se encontra o estado do Amazonas era parte integrante da Espanha, à época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, entretanto foi ocupada e colonizada por Portugal.