É correto falar meia-noite e meia?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

5 - "Meia-noite e meia" ou "meia-noite e meio"? A expressão significa meia noite + meia hora. Portanto, "meia" é numeral e deve concordar com hora, no feminino: "Já é meia-noite e meia".

Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.

Na hora de empregar as palavras em sentenças indicativas de período de tempo, podemos acabar nos confundindo, afinal o correto é “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”? Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade.

Sendo assim, a expressão “meia noite”, sem o uso de hífen, remete justamente à metade da noite. Em contrapartida, aplicando a simples regra da justaposição de termos, a expressão “meia-noite”, que se relaciona à forma inglesa Midnight, remete à exata hora. À zero hora, à meia-noite.

Ao mencionarmos a hora exata, o correto é meia-noite, que equivale à zero hora no relógio.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Usamos as seguintes saudações: Bom dia, pela manhã, antes do meio-dia; Boa tarde, após o meio-dia e antes das 18h; Boa noite, após às 18h e antes da meia-noite.

Assim, 12:00 é sempre meio-dia e 00:00 (ou 24:00) é sempre meia-noite.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

A forma habitual é «Aberto até às 24 horas» (do dia em que nos encontramos), dado que 0 horas já se refere ao dia seguinte. Em contrapartida, se a abertura se deu quando o estabelecimento esteve fechado até às 24 horas, deve dizer-se «Abertura a partir das 0 horas».

Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Em muitas situações, ao invés do número seis (6), os brasileiros dizem meia. Fazemos isso porque meia é uma forma encurtada de meia dúzia.