É crime matar cobra-coral?

Perguntado por: talvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Matar cobras é crime ambiental e a recomendação é chamar os bombeiros.

Toda vez que se deparar com uma cobra padrão coral, mantenha a segurança e não coloque a mão. Elas são muito rápidas e acabam fugindo quando em contato com pessoas”, afirma o especialista.

Cobras corais-verdadeiras se alimentam de outras cobras, principalmente cobras d'água e dormideiras, mas também filhotes de jararaca, que podem ser do seu tamanho. E precisam de um tempo para digeri-las porque ficam pesadas e mais lentas.

A falsa coral é encontrada amplamente no Brasil, sendo a Erythrolamprus aesculapii uma das 52 espécies não peçonhentas com padrões da serpente coral, ou então de coloração vermelha, por isso são denominadas falsas. Comum em diferentes regiões do país, a falsa coral apresenta hábitos noturnos e terrícolas.

Taipan

Taipan é capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno contido em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan.

Matar ou maltratar animais silvestre são crimes previstos na Lei Federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.

De acordo com o art. 32 da Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e com base na Constituição Federal Brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988, o envenenamento de animais é considerado crime.

A cascavel vingativa confirma a ideia do animal desgarrado, solitário e agonístico ao mesmo tempo em que se apresenta como notável exceção. A serpente parece condensar, a despeito das suas diferenças, as potencialidades ofensivas de todas as outras.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

O uso do alho para afastar cobras, além de algumas ervas, como o capim-limão, também é comum, no entanto não possuem eficácia comprovada.

A coral normalmente fica escondida em moradas subterrâneas (tocas) durante o dia e saem para caçar a noite. Se alimentam de outras cobras, alguns peixes, répteis, lagartos e pequenos anfíbios. Muitas cobras inofensivas têm anéis como os da cobra coral e isso induz os outros animais a acharem que elas são perigosas.

Lavar o local da picada com água e sabão; ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo; ficar deitado e elevar o membro que levou a picada; se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada.

Como saber se tem cobra por perto? Bem, isso não é tão fácil, pois não é simples identificar seu rastro. No entanto, existem alguns indicadores que podem nos orientar a respeito: Restos de sua pele: uma maneira de saber é quando encontramos restos de sua pele, que mantém a forma do animal após realizar sua muda.

As cobras coral-verdadeira e falsa-coral são serpentes muito semelhantes, entretanto somente a coral-verdadeira é capaz de inocular seu veneno. A coral-verdadeira produz um veneno poderoso que acomete o sistema nervoso.

cor vermelha

Amplamente distribuída no Brasil, a Erythrolamprus aesculapii é uma das 52 espécies de serpentes não peçonhentas que apresentam o padrão coralino ou então a cor vermelha em sua coloração e são chamadas de falsas-corais.

Micrurus corallinus

Comum do Norte ao Sul de Santa Catarina, a Micrurus corallinus é uma espécie de cobra coral verdadeira cujo veneno é considerado o mais letal do Brasil, pela velocidade que se espalha pela corrente sanguínea e a gravidade dos danos causados ao sistema nervoso.

Da cobra coral R$ 7 mil.

Isso quer dizer que as fêmeas possuem uma bolsa na barriga, onde os filhotes permanecem, por um curto período de gestação, até completarem o seu desenvolvimento. É um animal onívoro e seu principal predador é o gato-do-mato (Leopardus spp.).

Alimenta-se de outras cobras (menos a Cascavel), e peixes. Reprodução Ovípara coloca entre 16 e 20 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.

Taipan-ocidental

Taipan-ocidental: a cobra mais venenosa do mundo
Quando falamos das cobras mais perigosas do mundo, é impossível ignorar a Austrália. Conhecido por sua incrível biodiversidade, o continente abriga uma variedade impressionante de espécies venenosas, algumas das quais são consideradas as mais letais do planeta.