É errado não ir ao velório?

Perguntado por: ndias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Possibilite as cerimônias para os interessados, e os que não se sentem bem, não precisam ir. Num momento de luto ou perda, não há procedimento correto, cabe a todos aceitar e compreender a forma do outro lidar com a dor. Todavia, há a possibilidade de uma pessoa que mora longe não conseguir ir ao funeral.

No caso de não poder comparecer ao velório ou missa de sétimo dia, envie um cartão de condolências, que é mais educado e empático do que mensagens via Whatsapp, Facebook ou e-mail. Seja sincero. Sempre fale as palavras que tocam o seu coração e que demonstrem a sua dor pela perda e a sua vontade em ajudar.

É melhor estar num velório do que ir a uma festa, pois todos vão morrer um dia, e é bom pensar nisso enquanto ainda há tempo.

2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a atristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.

Tradicional no Brasil, ainda é uma das mais adotadas como expressão de luto, em especial no mundo ocidental. Denota introspecção, recolhimento, ausência de luz e presença de dor, tristeza e sofrimento relacionado à perda de um ente muito querido.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

As roupas utilizadas na ocasião do funeral devem ser conservadoras. Isso porque mostra mais formalidade e respeito pelo luto da família. Assim, é ideal evitar decotes e roupas curtas. Em relação às mangas, dê preferência às peças com mangas maiores, se possível.

No Brasil, o velório é o ritual fúnebre mais comum em algumas religiões. Ele é realizado de modo que possa oferecer o devido descanso ao corpo e a alma da pessoa, além de proteção. Usa-se, portanto, coroas de flores como condolências prestadas ao falecido em homenagem e respeito à sua passagem.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

7- Salmos 30:5
“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.

Então, quando as pessoas encontravam um suposto falecido, recolhiam o corpo e o colocavam estendido sobre uma mesa, fazendo uma espécie de “vigília” até que o indivíduo acordasse, fato que volta à origem do nome, já que não havia eletricidade na época, e as pessoas seguravam velas. Por isso a expressão “velar”.

O que significa ir de branco no velório na Ásia? No Brasil, a cor preta é usada em eventos fúnebres, mas em países como a Índia, a China e o Japão, o branco é a cor do luto e é associada ao silêncio e à paz.

Outros costumes bem presentes em velórios de antigamente eram colocar o defunto com os pés voltados para a porta de frente, colocar uma bacia com água debaixo do caixão (servia para inibir o odor).

Não há um cronograma para a duração do luto ou como você deve se sentir após um determinado período. Depois de doze meses, pode parecer que tudo aconteceu ontem, ou pode parecer que tudo aconteceu há muito tempo. Esses são alguns dos sentimentos que você pode ter quando está lidando com o luto de longo prazo.