É errado não ir no velório?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

É errado não ir ao enterro? Sem velório, é mais difícil materializar a perda. A falta do funeral e da possibilidade de ver o corpo dá ao luto um sentimento de irrealidade, que já existe numa situação de perda, mas é muito agravado pela impossibilidade de ver o corpo.

É melhor estar num velório do que ir a uma festa, pois todos vão morrer um dia, e é bom pensar nisso enquanto ainda há tempo.

Tradicional no Brasil, ainda é uma das mais adotadas como expressão de luto, em especial no mundo ocidental. Denota introspecção, recolhimento, ausência de luz e presença de dor, tristeza e sofrimento relacionado à perda de um ente muito querido.

2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a atristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

A menos que você saiba com antecedência que o velório ao qual está participando é um evento casual, você nunca deve usar jeans ou qualquer roupa casual para um velório. A maioria dos trajes de vigília é vestido de negócios ou vestido de domingo. Evite muita conversa.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

Quem envia uma coroa de flores a um velório quer demonstrar seu apreço, dor e respeito pelos que partem, tentando também confortar os familiares com este gesto de amor.

Em homens, é possível usar blusa social, calça e, caso ache necessário, terno. Acessórios também são bem aceitos, mas é importante lembrar como o ente querido que partiu gostava de utilizá-los. Para as mulheres, uma das principais peças que são utilizadas para a escolha das roupas de velório são os vestidos.

As roupas utilizadas na ocasião do funeral devem ser conservadoras. Isso porque mostra mais formalidade e respeito pelo luto da família.

O que significa ir de branco no velório na Ásia? No Brasil, a cor preta é usada em eventos fúnebres, mas em países como a Índia, a China e o Japão, o branco é a cor do luto e é associada ao silêncio e à paz.

Outros costumes bem presentes em velórios de antigamente eram colocar o defunto com os pés voltados para a porta de frente, colocar uma bacia com água debaixo do caixão (servia para inibir o odor).

Não há um cronograma para a duração do luto ou como você deve se sentir após um determinado período. Depois de doze meses, pode parecer que tudo aconteceu ontem, ou pode parecer que tudo aconteceu há muito tempo. Esses são alguns dos sentimentos que você pode ter quando está lidando com o luto de longo prazo.

Os custos costumam ser a partir dos R$ 4 mil caso o corpo não tenha cobertura de um plano funerário. Mas se os familiares desejarem uma despedida mais sofisticada, esse valor pode ser 10 vez maior, dependendo das necessidades e exigências para o funeral.

Depois de enterrado, o corpo humano vai passando por um processo gradativo que vai se acentuando com o passar das semanas. Desta forma, existem 7 estágios diferentes de decomposição. Assim, ocorre a putrefação do corpo até a esqueletização. Neste momento é quando só podemos ver os ossos do corpo humano.

Posso sacar o benefício de um falecido? A resposta é não. Continuar recebendo o benefício de um falecido é uma prática totalmente irregular e que pode gerar punições aos envolvidos.