É melhor atrasar a fatura ou parcelar?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

Você pode atrasar a fatura do cartão de crédito do Banco do Brasil por quantos dias quiser, entretanto, terá que arcar com os juros cobrados por dia de atraso. Além disso, após 45 dias, seu nome pode entrar nos órgãos de proteção a o crédito.

Quando não der para pagar o valor total, o parcelamento é uma opção muito melhor do que ficar em atraso.

Desvantagens de parcelar a fatura
Também pode ser fácil gastar mais do que se pode pagar ao longo do tempo, o que pode afetar sua pontuação de crédito. Dessa maneira, caso não consiga pagar as parcelas em dia, é possível que o cliente fique negativado e sofra com penalidades descritas no contrato.

Caso a pessoa pague o valor mínimo ou metade da fatura vencida do cartão de crédito, o valor restante entrará no rotativo, será acrescido de juros e IOF. Quando a fatura vem mais alta do que esperado, o cliente tem a opção de fazer o parcelamento ou então pagar uma parte, entrando justamente no rotativo.

Em algumas situações, recorrer a um empréstimo é a melhor solução para quitar dívidas do cartão de crédito. Se no momento da negociação da dívida surgir a oportunidade de um desconto no pagamento à vista, por exemplo, contratar outra linha de crédito com juros menores é uma opção interessante.

Pagamento parcial
Quando você não tem o valor suficiente para quitar o total, é possível optar pelo pagamento parcial da fatura.. Nesse caso, existem duas opções: - Pagar um valor igual ou superior ao pagamento mínimo inferior ao total. Assim, você optará pelo crédito rotativo.

Caso você esteja com valores em atraso, o parcelamento de fatura é uma opção flexível para regularizar o cartão, podendo ser contratado diretamente pelo aplicativo ou via atendimento, e em ambos os casos você receberá um email de confirmação após a contratação do acordo detalhando os valores de entrada, parcelas e ...

12% é o valor dos juros rotativos do cartão de crédito; 2% é a multa por atraso; 1% de mora cobrado por mês, pago proporcionalmente a quantidade de dias de atraso da fatura.

Com o parcelamento da fatura do cartão de crédito, posso continuar usando? Sim, nesse caso, o cartão de crédito ainda pode ser usado normalmente pelo indivíduo. Contudo, o valor de seu limite ficará restrito a uma determinada quantia até que as parcelas restantes sejam totalmente pagas.

Em abril de 2017, as regras do cartão de crédito mudaram. A partir de então, os consumidores passaram a ter restrições no crédito rotativo. Hoje em dia não é mais possível pagar o valor mínimo (15% do total) vários meses seguidos, apenas por um mês.

Quais são as taxas de juros Nubank? A partir do primeiro dia de atraso da fatura do cartão de crédito, o banco já poderá cobrar juros e multa por atraso. Além disso, você pode ter o CPF negativado por conta da inadimplência. Por isso, é muito importante se atentar para não atrasar a fatura.

Quantos dias pode atrasar a fatura do cartão de crédito Nubank? – A partir do 1º dia de atraso o banco já pode cobrar juros e multas e negativar seu CPF. No entanto, a negativação costuma ser feita após 30 dias de atraso. O ideal é pagar em dia ou parcelar a fatura.

Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois seus juros são menores que o do crédito rotativo, principalmente se você solicitá-lo antes que a fatura do cartão vença ou o mais rápido possível após isso acontecer. Dessa forma, evitará integralmente ou parcialmente os juros do crédito rotativo.

Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela. Você consegue descobrir o valor mínimo a pagar, fazendo esta continha: Valor total da fatura x 0,15 = valor mínimo.

Consequências de não pagar a fatura do cartão de crédito
Se o indivíduo atrasar o pagamento da fatura, a instituição financeira vai iniciar o processo se cobrança. Caso não obtenha sucesso, o nome do cliente fica negativado, impedindo a possibilidade de conseguir empréstimos, financiamentos e outros cartões.

Muitos consumidores desejam saber se pagar conta com antecedência ajuda no Score. A resposta é não. É ótimo conseguir pagar com antecipação as contas, pois mostra que a organização financeira está em dia. Porém, especificamente para o cálculo do Serasa Score, pagar no dia do vencimento ou antes têm o mesmo efeito.

Como sair da dívida de cartão de crédito?

  1. Saiba quanto você deve. ...
  2. Tente negociar a dívida de cartão de crédito. ...
  3. Opte por outras formas de pagamento da dívida. ...
  4. Pague sempre o valor total da fatura. ...
  5. Pague a fatura sempre em dia. ...
  6. Reduza os gastos com o cartão de crédito. ...
  7. Não tenha um limite alto no cartão.

Até pagar a fatura atrasada, o seu cartão pode ficar bloqueado para uso. Contudo, se você pagou a fatura após a data de vencimento, poderá ter que esperar até 3 dias úteis para liberar o cartão. Esse é o prazo que geralmente leva para que o pagamento seja efetivado no sistema.

Aumentar limite do cartão pagando um valor acima da fatura
Pagar um valor a mais na fatura, geralmente, resulta no abatimento da cobrança seguinte.

Normalmente, os cartões de crédito permitem o financiamento de até 85% do valor da fatura com o crédito rotativo. Isso significa que o pagamento mínimo será de 15% do valor da fatura.