Quantos dias é normal a menstruação atrasar?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

O problema está na ansiedade! E devemos lembrar que nem todo atraso menstrual, por mais que a mulher seja regulada, é sinal de gravidez. É possível que ocorra por motivos fisiológicos diversos, porém persistindo por mais de 5 dias, podemos considerar a hipótese de gravidez.

O beta hCG é um exame de sangue simples que mede a concentração do hormônio no sangue. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente de confirmar (ou descartar) uma gravidez, que pode ser realizado a partir do décimo dia da suspeita da fecundação ou após o primeiro dia de atraso menstrual.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

  • 1 - dor de cabeça. ...
  • 2 - mudança repentina de humor. ...
  • 3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ...
  • 4 - aparecimento de espinhas. ...
  • 5 - cólica e seus efeitos colaterais. ...
  • 6 - mudança na cor da secreção natural.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Quem tem ciclos regulares pode fazer o teste de gravidez após 5 a 7 dias de atraso. Os exames determinam a presença no sangue ou urina do hormônio Beta HCG, que é produzido em maior quantidade durante a gestação. O teste de urina, geralmente vendido em farmácias e supermercados, é bastante confiável.

No início da gravidez, já na sexta semana, a mulher apresenta maior frequência miccional devido à ação do hormônio progesterona, presente também no trimestre final da gestação. São comuns e frequentes as idas ao banheiro. A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Testes de gravidez caseiro é confiável?

  1. Teste de fervura da urina: nesse tipo de teste de gravidez, o resultado é considerado positivo se a urina ferve como leite, e não como água. ...
  2. Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Dicas bônus de chás que auxiliam na regulação do ciclo menstrual são:

  1. Chá de manjerona;
  2. Chá de canela;
  3. Chá de folhas de arruda;
  4. Chá de erva-de-São-Cristóvão;
  5. Chá de inhame-selvagem.

Embora gravidez e doença possam fazer com que a menstruação atrase ou simplesmente não venha, também há outros fatores, como estresse ou a variação natural do ciclo menstrual, que podem fazer com que a menstruação atrase" for "causar o atraso na menstruação.