Quando é melhor parcelar?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Geralmente, o parcelamento é a melhor opção quando não há desconto para a opção à vista e/ou não há juros cobrados em cada parcela, ou então se os juros são menores do que os rendimentos que podem ser obtidos com investimentos de renda fixa de alta liquidez.

Se não te oferecerem desconto para o pagamento à vista; Se não há taxa de juros para o parcelamento; Se a compra é essencial e você não possui a quantia total; Se há uma possibilidade de investir o dinheiro com boa rentabilidade durante o mesmo período que estaria pagando as parcelas.

Manter o dinheiro que tem aplicado
Caso o valor de uma determinada mercadoria à vista seja exatamente o mesmo que o preço a prazo, pode ser uma boa ideia parcelar a compra. Com isso, você pode manter o seu dinheiro rendendo em algum tipo de investimento. Assim, ainda consegue pagar as prestações com maior facilidade.

Mas afinal: é melhor pagar mínimo do cartão ou parcelar? Como já foi citado, a melhor opção é sempre pagar o valor total da fatura. Por isso, se você não tiver o valor total, uma alternativa pode ser pegar um empréstimo pessoal com taxa de juros baixa. Isso pode te ajudar a não pagar uma diferença expressiva.

Normalmente, quanto mais parcelas, mais altos são os juros. Utilizando o mesmo exemplo da televisão, sendo que a cada parcela você terá o acréscimo de 1% de juros ao mês. Agora multiplicamos o valor total do produto pelos juros.

Parcelar pode se tornar um vício
Ao olhar o orçamento, com o tempo é provável que se enxergue apenas o valor da parcela. E de muitas parcelas. E o estrago normalmente estará bem grande. O impulso e a falta de controle poderão levá-lo a criar outros parcelamentos e a comprometer sua renda de forma perigosa.

Enquanto algumas instituições bancárias garantem parcelamentos em até 24 vezes, outras oferecem 12. Além disso, pode haver juros ou não sobre o valor total da mercadoria. Para parcelar, é só falar com o vendedor. Nas compras online, escolha as parcelas na hora de concluir o pagamento.

O que são os juros do parcelamento? Juros são a remuneração paga a quem empresta dinheiro a alguém. Em outras palavras, é um dinheiro a mais que uma pessoa recebe depois de ter emprestado dinheiro a outra. Seguindo essa lógica, quando você compra um produto de forma parcelada, ele não está completamente pago.

O parcelamento pode ser uma saída pra quem já se embolou nos juros rotativos. Afinal, você pode pagar o mínimo e, depois, optar pelo parcelamento. Como os juros são menores e o valor é fixado assim que você faz o parcelamento, essa opção pode ser uma saída melhor.

- Contração de dívidas: no entanto, é preciso considerar as desvantagens de pagar a prazo. A primeira delas é o aumento do gasto mensal no cartão de crédito. Quanto mais você gasta parcelando compras, maiores são as chances de endividamento. Portanto, tenha cuidado com as parcelas.

O cartão de crédito costuma dar condições que aliviam o bolso de qualquer cliente. O consumidor, geralmente, tem até 40 dias para pagar antes de entrar nos juros do cartão. Isso facilita a vida de quem precisa se programar para pagar suas contas e a fatura.

Sim. Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela.

No caso do pagamento parcelado, o valor total é dividido pelo número de prestações que você escolher na hora da compra. Com isso, ao invés de pagar o valor todo de uma vez, você paga as parcelas mensalmente. Em alguns casos, sem pagar nada a mais.

O que é o Parcelado Cliente
No Parcelado Cliente, os custos da compra financiada são automaticamente inseridos no valor das parcelas do cartão do portador. Isso permite a oferta de preço diferenciado aos seus clientes, de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas.

Além de ter juros menores, o parcelamento da fatura do cartão permite que a quantia em aberto possa ser paga em um prazo maior. É preciso pedir o parcelamento ao banco operador do seu cartão, antes que a fatura vença, para evitar os juros por atraso.

E aí bate a dúvida para saber o que é menos pior: pagar o valor mínimo ou parcelar a dívida? Todos concordamos que o melhor é pagar o total da fatura. O rotativo do cartão de crédito, que acontece toda vez que você não paga a fatura, cobra juros de cerca de 350% ao ano, segundo o Banco Central.