É melhor comer pão integral ou pão francês?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O pão integral apresenta menor valor calórico, assim como uma carga glicêmica menor que a do pão francês”, explica a profissional. Pacientes diabéticos e pessoas que desejam emagrecer podem trocar o pão francês pelo integral, mas sem exagerar nas quantidades.

“Todos os pães de cereais integrais são sempre a melhor escolha”, acrescenta Sofia Teixeira, sendo que, de acordo com a Tabela da Composição de Alimentos portuguesa, o tipo de pão considerado mais saudável é o de centeio integral.

Para tornar um café da manhã completo e os lanches mais saudáveis e saborosos no dia a dia, os pães integrais e multigrãos são sempre os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.

Por garantir energia, uma boa opção é deixar o pãozinho para o café da manhã, ou então para o pré-treino! Geralmente, especialistas recomendam não passar de uma unidade por dia, mas esse valor pode ser alterado de acordo com o seu objetivo (por isso, conversar com um especialista é essencial).

Vamos às dicas!

  • Farelo de aveia. É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. ...
  • Banana. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Azeite extra virgem. ...
  • Iogurte. ...
  • Abacate.

A melhor dieta para emagrecer é feita diminuindo o consumo de calorias e optando por nutrientes ricos em fibras, como frutas e verduras. A primeira coisa a evitar numa dieta saudável são temperos ou alimentos industrializados, porque contém excesso de conservantes, como sódio e açúcar.

O pão integral é um alimento que pode trazer benefícios quando incluído em dietas de emagrecimento. “O primeiro deles é a sua quantidade de fibras alimentares, que ajudam a controlar a absorção de carboidratos e gorduras.

Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50 g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50 g).

A massa dele é muito mais rica em fibras, vitaminas e minerais. Ao optar pelo pão integral, o corpo ganha benefícios incontáveis, porque este tipo de pão tem menos açúcares e gorduras, o que ajuda na função intestinal e aumenta a sensação de saciedade após a refeição.

Para começar, entenda que pães 100% integrais são aqueles que não contém em sua fórmula a farinha de trigo comum, aquela branca e bem fininha que todos bem conhecemos. Para chegar neste resultado, ela é altamente processada e refinada, perdendo a maior parte de seus nutrientes, como as fibras e o ferro.

O Pão Integral 12 Grãos, da SevenBoys ficou em primeiro lugar por ser rico em fibras (5,9 g em 50 g) e conter poucos conservantes. Em segundo lugar, o Pão 100% integral Grãos Germinados, da Wickbold, se destaca por ter menos gorduras totais em relação aos outros e 3,9 g de fibras em 50 g.

São pães integrais, que não contém açúcares e gorduras trans e ainda tem baixo teor de gorduras totais e saturadas. O Pão Sem Açúcar 12 Grãos da Pullman é fonte de fibras, para deixar seu café da manhã ainda mais nutritivo.

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso cortar o pão para emagrecer. Na verdade, se consumido de forma equilibrada, ele pode ser incluído em nossa alimentação sem prejuízos. A nutricionista Luna Azevedo lembra que nenhum alimento é capaz de nos engordar de forma isolada.

Para balancear a refeição, aposte em um recheio mais proteico: ovos mexidos, frango desfiado, espinafre e mozzarela de búfala são alguns exemplos.

“Por isso, é recomendado que se opte sempre pelo pão integral, rico em fibras e, se possível, em grãos, que trarão saciedade e equilibrarão a compulsão, sem ganho de peso ou prejuízos ao corpo”, destaca a nutricionista.

2 - Posso comer pão de forma integral à vontade? Mito. Embora seja feito com farinha de trigo integral, o pão integral possui a mesma quantidade de calorias que o pão feito com a farinha branca, por isso o alimento deve ser consumido de maneira moderada em um plano alimentar de acordo com a sua demanda nutricional.

O pão integral regula o trânsito intestinal com a ação de suas fibras, carboidratos resistentes à digestão que colaboram para a prevenção de doenças como constipação, diverticulite e até mesmo câncer de intestino, cólon e reto.

Algumas frutas que ajudam no processo de emagrecimento são morangos, maçã, pera e kiwi, por exemplo, pois são ricas em fibras e antioxidantes, ajudando na perda de peso desde que inseridas em uma alimentação saudável e equilibrada.

As 5 melhores frutas para queimar gordura

  1. 1 – Abacate. O abacate, além de um excelente ingrediente de beleza – para hidratar cabelo e pele -, é também muito útil na queima de gordura. ...
  2. 2 – Coco. Você já deve ter ouvido falar do poder do óleo de coco para o emagrecimento. ...
  3. 3 – Limão. ...
  4. 4 – Toranja. ...
  5. 5 – Tomate.

Uma boa estratégia para perder barriga rápido é correr durante 30 minutos todos os dias e fazer uma alimentação com poucas calorias, gorduras e açúcares. A atividade física, em conjunto com a alimentação, ajuda o organismo a não acumular mais gordura e a queimar a gordura existente, principalmente a nível abdominal.