O que é mais saudável pão francês ou pão de queijo?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o pão de queijo é uma opção mais calórica e gordurosa, com 363 kcal e 24,6 g de lipídeos, comparado ao pão francês, com 300 kcal e 3,1 de gorduras. Além disso, o pão francês possui mais fibras: 2,3 g contra 0,6 g.

Se consumido como moderação (apesar de que a gente tem vontade de comer uma fornada inteira de pão de queijo Seu Ninico), o pão de queijo pode, sim, fazer parte da dieta, inclusive como substituto de outros pães feitos como farinha branca.

“Todos os pães de cereais integrais são sempre a melhor escolha”, acrescenta Sofia Teixeira, sendo que, de acordo com a Tabela da Composição de Alimentos portuguesa, o tipo de pão considerado mais saudável é o de centeio integral.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Quantos pão de queijo posso comer por dia? É recomendado que você coma no máximo 2 pães de queijo por dia. Isso porque o pão de queijo é uma fonte calórica e contém gordura, o que pode contribuir para o aumento de peso. Além disso, o pão de queijo é rico em carboidratos, o que também pode levar ao ganho de peso.

Para tornar um café da manhã completo e os lanches mais saudáveis e saborosos no dia a dia, os pães integrais e multigrãos são sempre os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.

O pão, rico em carboidratos, é visto como vilão do emagrecimento por muita gente - principalmente durante a noite. Na teoria, ele é mais prejudicial à dieta nesse período porque, durante o sono, o funcionamento do nosso fica mais lento e, consequentemente, a metabolização do açúcar, também.

Embora também não condene o pão francês em tempos de dieta, Baptista sugere o consumo em dias alternados. Nesse sentido, a nutricionista indica substituí-lo, por exemplo, por pães de fermentação natural. "Ou então por outras variedades, como o pão de milho ou de farinha de amêndoa."

Mas você já se perguntou quantas calorias equivalem a 1 quilo (kg) de gordura? A resposta é simples. Para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias. Digamos que sua necessidade diária de calorias, ou seja, seu metabolismo basal, é de 2.200 calorias.

Não é necessário a exclusão do pão francês da sua vida, nem de outros alimentos, porém o consumo deve ser feito com moderação, talvez não seja problema você comer um pãozinho por dia.

"Não tem nada de errado em consumi-lo, seja ele francês, tradicional (farinha branca) ou integral", conta a nutricionista Beatriz Borges. De acordo com ela, o importante é não exagerar no consumo e tentar associar outros nutrientes no lanchinho. Portanto, você pode comer pão na dieta sim.

O Pão 100% Integral Tradicional Wickbold ficou em primeiro lugar pois, além dessa característica, tem poucos conservantes e não contém gordura vegetal hidrogenada.

Dificuldade para dormir? Nutricionista indica 5 melhores frutas para comer à noite

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.