Que muitos são chamados mas poucos escolhidos?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos - Mt 22,1-14. Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: “O Reino dos Céus é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho.

Mateus 22 e a Profecia
A profecia dizia que o Messias seria descendente de Davi (Ver o Estudo Bíblico Jesus Filho de Davi), mas Cristo mostra que ele era maior que Davi. A base de sua resposta é o Salmo 110.1, no qual o Senhor Deus promete a Davi que lhe dará vitória sobre todos os seus inimigos.

Acreditar que somos escolhidos por Deus é uma parte importante e básica de nossa fé; da mesma forma, que Deus que nos chamou também é poderoso para realizar a obra que começou em nós. Deus certamente não chama e escolhe alguém aleatoriamente.

Deus nos chama, mas aqueles que são escolhidos são aqueles que aceitam de todo o coração o convite e suas condições.

Israel: escolhido, rebelde, amado, restaurado.

Jesus os chama de “escolhidos” ou, como a palavra grega pode ser traduzida, os eleitos. Estes são todos aqueles que o Pai escolheu em Cristo desde antes da fundação do mundo para serem santos e irrepreensíveis perante Ele (Ef 1.4).

Um chamado de Deus
Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito. Não baseia-se em uma lista de tarefas a serem cumpridas, mas em um relacionamento ímpar, pessoal e intransferível com o Senhor.

O mestre Jesus enfatizou o amor, portanto quem é escolhido por Deus tem de andar fundamentado no amor assim como Cristo andou durante seu ministério terreno. Profeticamente falando, a medida que o caos cresce lá fora (no mundo), o amor a Deus e ao próximo desenvolve dores de parto dentro de nós (no espírito)!

Quando dobrarmos os nossos joelhos para falar com Deus em oração, é necessário que nós creiamos e estejamos a cada instante exercendo a nossa fé de que Deus já determinou aquilo que será benção para nós.

Em Lucas 22:1–30 aprendemos que perto do fim do Seu ministério mortal o Salvador reuniu-Se com os apóstolos para celebrar a páscoa. Naquela ocasião, Ele anunciou que um deles O trairia, instituiu o sacramento e ordenou que isso fosse feito em lembrança Dele e os ensinou que aqueles que servem são os maiores.

“O Senhor providenciou vários caminhos pelos quais podemos receber essa influência de cura. Sou grato ao Senhor por Ele ter restaurado as ordenanças do templo na Terra. É uma parte importante da obra de salvação, tanto para os vivos como para os mortos.

Nós descobrimos que somos escolhidos por Deus, quando temos uma vida normal, igual as outras pessoas. Mas na medida em que vamos conhecendo quem é Deus, a importância dele em nossa vida e o que Ele faz por nós, passamos a sentir a necessidade de fazer mais, se ofertar mais, de ficar mais tempo com Ele.

O que é Ungido:
e s. m., que ou aquele que foi ungido, que recebeu os Santos Óleos; o escolhido.

Não fuja do seu chamado para consigo mesmo
Isso nos leva ao perigo de desconsiderarmos algumas qualidades que podemos encontrar no profeta. Não quero com esse ponto justificar as atitudes erradas do profeta, mas mostrar que também podemos tirar lições positivas para nossa vida.

Ser designado por um nome.

Jesus não responde à pergunta: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”, mas nos pede para fazer “todo esforço possível para entrar pela porta estreita”. Jesus respondeu assim aos seus ouvintes porque para Ele não interessava uma vida vivida à base de teorias. A salvação é um fato e não uma especulação.

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente.

Moisés pode ser apontado como o grande legislador do povo hebreu, um gênio militar, um grande líder; sem dúvida um dos maiores da história mundial.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.