Porque todos são chamados mas poucos escolhidos?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Quinta-feira, 19 de agosto de 2021. “Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”. Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.

Jesus termina sua história, pronunciando o aforismo que resume o significado da parábola: “Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos” (Mt 22.14).

Deus nos chama, mas aqueles que são escolhidos são aqueles que aceitam de todo o coração o convite e suas condições.

Acreditar que somos escolhidos por Deus é uma parte importante e básica de nossa fé; da mesma forma, que Deus que nos chamou também é poderoso para realizar a obra que começou em nós. Deus certamente não chama e escolhe alguém aleatoriamente.

A ideia de ter um chamado de Deus é algo muito comum nas igrejas evangélicas, mas poucas pessoas entendem o real significado desse termo utilizado. O sentido primordial é: o chamado de Deus é o plano que Ele tem para cada um, o propósito principal da sua caminhada com Ele, a vocação que Ele colocou em você.

Deus nos escolheu antes da criação do mundo!
Como povo de Deus devemos nos revestir de bondade, compaixão, humildade, mansidão e paciência. Deus não escolhe ninguém pelas suas obras, somos alcançados pela Sua graça e somente o seu sacrifício foi capaz de nos tirar das trevas para a luz.

E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!

Um chamado de Deus
Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito. Não baseia-se em uma lista de tarefas a serem cumpridas, mas em um relacionamento ímpar, pessoal e intransferível com o Senhor.

Um chamado é uma vocação ou uma orientação. O chamado acontece quando sentimos que algo nos chama para seguir um certo caminho em nossa vida.

Colossenses 3:12. Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Já o chamado (dons espirituais), são dados aos cristãos pelo Espírito Santo (Romanos 12:3-6). O Espírito Santo dá aos membros da igreja dom ou dons espirituais a fim de capacitar a pessoa para a obra de Deus.

O que é Ungido:
e s. m., que ou aquele que foi ungido, que recebeu os Santos Óleos; o escolhido.

Pesquisa Google aponta o Escolhido como: aprovado, selecionado, aclamado e aplaudido. Já o Eleito é tido como: santo, proclamado, designado, predestinado e mais... Prerrogativas excelentes tanto para um, quanto para o outro.

Nós descobrimos que somos escolhidos por Deus, quando temos uma vida normal, igual as outras pessoas. Mas na medida em que vamos conhecendo quem é Deus, a importância dele em nossa vida e o que Ele faz por nós, passamos a sentir a necessidade de fazer mais, se ofertar mais, de ficar mais tempo com Ele.

Foram eles André, João, Simão Pedro, Filipe, Natanael, Tiago e Levi Mateus. Até esse memorável dia, entretanto, nenhum dos Doze havia sido ordenado ou designado para o venerável ofício.

Ele não precisa dizer mais nada à respeito, uma vez que deixa claro o principal: se ambos são Cristãos, se são realmente comprometidos com a Palavra de DEUS e obedecem a JESUS, o seu casamento já possui os ingredientes básicos para sucesso. Só em haver essa compatibilidade de fé que um será benção na vida do outro.