É melhor pagar o mínimo da fatura ou parcelar?

Perguntado por: edias . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

Como os bancos precisam de um período para processar a fatura do cartão de crédito, normalmente, fecham a fatura 10 dias antes do vencimento do cartão. Com isso, se a compra for feita um dia depois do fechamento, o prazo para quitar a dívida pode chegar a 40 dias.

Parcelar a fatura do cartão de crédito pode ter várias vantagens, e uma das principais é que os juros e o valor total da dívida são fixados, e assim pode ser pago aos poucos. Isso ajuda a ter um tempo maior para organizar as finanças e até conseguir uma renda extra para adiantar os pagamentos.

Ao pagar um valor ainda menor do que o mínimo, você será considerado inadimplente. Por outro lado, se fizer um pagamento maior do que o mínimo, mas abaixo do total, ainda assim entrará no crédito rotativo.

O que acontece na verdade, é que as empresas donas das dívidas ficam impedidas de registrar o seu nome novamente em órgãos de proteção ao crédito. No entanto, isso não impede o emissor do cartão de fazer cobranças por conta própria ou por meio de outras empresas terceirizadas.

Parcelar a fatura diminui o score de crédito? Parcelar a fatura significa deixar de pagar uma parte dela. Isso significa que sim, o seu score de crédito pode diminuir ao optar por essa modalidade.

Esse restante da sua fatura poderá ser parcelado em até 12 vezes e o parcelamento tem juros menores que os do rotativo e os de atraso comuns, além de parcelas fixas para que você se planeje. De acordo com as novas regras do Banco Central, você só pode usar o rotativo por no máximo um mês, após o vencimento.

Em abril de 2017, as regras do cartão de crédito mudaram. A partir de então, os consumidores passaram a ter restrições no crédito rotativo. Hoje em dia não é mais possível pagar o valor mínimo (15% do total) vários meses seguidos, apenas por um mês.

Contate o banco
A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o banco e informar que você está com dificuldades de pagamento. Esse contato pode ser feito por telefone ou pessoalmente. Muitas operadoras hoje também permitem falar pelo site ou app. Pode ser uma opção mais cômoda e simples para o usuário.

Em algumas situações, recorrer a um empréstimo é a melhor solução para quitar dívidas do cartão de crédito. Se no momento da negociação da dívida surgir a oportunidade de um desconto no pagamento à vista, por exemplo, contratar outra linha de crédito com juros menores é uma opção interessante.

A principal desvantagem do pagamento parcelado é que você fica endividado. Muitas pessoas acham que ficar endividado é atrasar uma dívida. Mas, na verdade, se endividar é ter uma dívida para pagar, ou seja, ter contas para pagar, mesmo que não estejam atrasadas.

Uma das maiores vantagens de se comprar parcelado é conseguir efetuar a transação de um bem de alto valor que você não teria como pagar à vista. Dessa forma, você não compromete os seus rendimentos mensais e pode se organizar até mesmo para a compra simultânea de um ou mais produtos de alto valor.

O pagamento mínimo é o menor valor que você pode pagar da sua fatura e não ficar em atraso com o banco. Ao pagar qualquer valor entre o mínimo e o total da fatura, o que faltar será lançado na fatura seguinte com juros e impostos, chamamos isso de crédito rotativo.

Ao fazer o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito, cliente entra no crédito rotativo e pode chegar a pagar sete vezes o valor da dívida em um ano.

Ou seja, o limite do seu cartão é restabelecido de acordo com o pagamento das parcelas da fatura. Importante! Ao fazer o parcelamento da fatura, encargos são cobrados em cada uma das parcelas futuras. Neste artigo você confere quais encargos são cobrados no parcelamento de fatura no will.

Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela. Você consegue descobrir o valor mínimo a pagar, fazendo esta continha: Valor total da fatura x 0,15 = valor mínimo.

Como sair da dívida de cartão de crédito?

  1. Saiba quanto você deve. ...
  2. Tente negociar a dívida de cartão de crédito. ...
  3. Opte por outras formas de pagamento da dívida. ...
  4. Pague sempre o valor total da fatura. ...
  5. Pague a fatura sempre em dia. ...
  6. Reduza os gastos com o cartão de crédito. ...
  7. Não tenha um limite alto no cartão.

Embora pagamentos não feitos pelo falecido não possam ser transferidos para os herdeiros, o espólio deve, sim, servir como garantia de que as dívidas serão quitadas, na maioria dos casos.

É possível pagar metade da fatura do cartão para liberar mais limite ou naqueles casos em que não temos o valor cheio.

O tempo para seu Score mudar com a inclusão de informações positivas varia caso a caso. A regularidade nos pagamentos pontuais de contratos financeiros (cartão de crédito, financiamento, empréstimo pessoal) tende a elevar seu Score em algumas semanas.