É normal não ir a velório?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Cada um vive seu luto, dessa forma, o ideal é fazer uma despedida que se encaixe para todos. Imagine que você não quer acompanhar o velório, não vá. Mas, se seu irmão quer ir, por exemplo, deixe que ele vá. Possibilite as cerimônias para os interessados, e os que não se sentem bem, não precisam ir.

É melhor estar num velório do que ir a uma festa, pois todos vão morrer um dia, e é bom pensar nisso enquanto ainda há tempo.

Não fale mais que o necessário
Nessa delicada situação, o mais importante é não falar mais que o necessário e evitar comentários que possam magoar ainda mais a família, como por exemplo “Era a hora dele(a)”; “Não fique triste, vai passar”, entre outros.

2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a atristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.

Tradicional no Brasil, ainda é uma das mais adotadas como expressão de luto, em especial no mundo ocidental. Denota introspecção, recolhimento, ausência de luz e presença de dor, tristeza e sofrimento relacionado à perda de um ente muito querido.

Sim. Super normal! Vivencie o seu luto, todo mundo precisa se permitir e sentir essa tristeza. As pessoas, geralmente, não gostam de passar por essa fase, por ser muito dolorosa, muitos se negam a aceitá-la, mas ela é muito necessária.

Quando Retirar Os Pertences Do Falecido? Não há uma regra específica para quando tirar os pertences do falecido. Você pode fazer isso quando se sentir pronto. Às vezes, isso pode ser logo após a morte, enquanto outras vezes pode levar alguns meses.

dois anos

Quando se trata de perdas mais graves, como a morte de um filho, uma migração forçada ou até uma amputação, a sensação é mais intensa e demorada. Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos.

Dicas para um velório:

  1. deixar o celular em modo silencioso.
  2. manter um tom de voz baixo.
  3. Usar roupas discretas e sociais, evitando transparências, decotes, roupas justas e/ou curtas.
  4. Ao levar crianças, tomar conta delas para evitar correria e muito barulho.

As roupas utilizadas na ocasião do funeral devem ser conservadoras. Isso porque mostra mais formalidade e respeito pelo luto da família. Assim, é ideal evitar decotes e roupas curtas. Em relação às mangas, dê preferência às peças com mangas maiores, se possível.

Isso quer dizer que roupas justas, brilho, estampas chamativas, maquiagem excessiva, camisetas, bermudas e bonés devem ser evitados. O preto não é regra, mas cores discretas em tons escuros como azul, marrom, verde e cinza são as mais indicadas.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

A menos que você saiba com antecedência que o velório ao qual está participando é um evento casual, você nunca deve usar jeans ou qualquer roupa casual para um velório. A maioria dos trajes de vigília é vestido de negócios ou vestido de domingo. Evite muita conversa.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

Nos tempos de hoje o velório é uma cerimônia fúnebre em que o falecido é colocado numa urna (caixão) para receber as últimas despedidas de seus familiares e amigos. Este ritual é diferente em cada cultura e pode ter festas, recitais de cartas e poesias, fanfarras, jantares e muito mais.

7- Salmos 30:5
“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.

O que significa ir de branco no velório na Ásia? No Brasil, a cor preta é usada em eventos fúnebres, mas em países como a Índia, a China e o Japão, o branco é a cor do luto e é associada ao silêncio e à paz.