É normal o bebê resmunga enquanto dorme?

Perguntado por: lbittencourt9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Quem nunca acordou o bebê resmungando e não pensou que fosse Dor ou fome? Mas, se tranquilize, pois os bebês resmungam sim durante o sono e muito e isto não significa falta de qualidade no sono ou problemas, e sim , simplesmente que o bebê está em uma fase de sono específica, geralmente o Sono REM.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica.

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Esse é outro sinal de que a respiração de seu filho está alterada e merece cuidados. Se a cada vez que o filhote puxa o ar você ouve um barulhinho (como se fosse um “miado” bem baixinho), isso significa que a passagem do ar até o pulmão está parcialmente obstruída, e seu filho não está respirando bem.

à muito comum que os bebés produzam muitos sons diferentes. Não podem assoar o nariz como nós, e por isso, muitas vezes a drenagem normal e quase constante das mucosidades do nariz e da garganta faz com que os bebés pigarreiem, tussam, solucem e, por vezes, pareça que se engasgam.

Não é normal que um bebê fique ofegante ou mantenha uma respiração rápida durante 10 ou mais minutos. Os bebês emitem muitos sons diferentes e fazem caras estranhas, e pode ser difícil saber o que é charmoso e normal e o que deveriá ser preocupante.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.

Seu bebê só dorme no colo? Evite esse problema criando uma rotina do sono. Basicamente, dê um banho gostoso no bebê, conte uma história de um conto de fadas, dê um pouco de carinho e, para finalizar, coloque-o no berço. Aliás, um banho delicioso pode ser a solução ideal para fazer seu filho adormecer rapidamente.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra “não” – muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.

Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição — de costas para a de bruços —. Esses grandes passos poderão acontecer, provavelmente, entre os 3 aos 6 meses de idade.

Primeiro, batimento de asa de nariz.
Quando ele mexe as partes laterais do nariz para respirar, isso significa que ele está com alguma dificuldade. Então observem bem as laterais do nariz. Se começar a abrir cada vez que o bebê respira, isso é um indicativo de que o bebê está com dificuldades na respiração.

A única preocupação mais grave é se o bebê ficar mais de 20 segundos sem respirar (apneia) e apresentar uma cor azulada na pele. Nesse caso, é necessário procurar um serviço médico imediatamente.

Para que o sono do recém-nascido seja tranquilo e seguro, pais devem entender qual a melhor posição para o bebê dormir. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que durma de barriga para cima (decúbito dorsal), para evitar a morte súbita.

1 – Devido ao “amolecimento” de uma região atrás da língua chamada de laringe (laringomalácea) que não possui uma causa definida e geralmente é associada ao chamado som estridor respiratório (roncos na respiração). Neste caso, a solução pode ser apenas esperar o crescimento da criança e a melhora do quadro.

Pegue dois ramos de arruda e faça uma cruz dizendo o nome da criança. Vire o pequeno de costas e, ainda com eles em mãos, diga: "Deus te fez, Deus te criou. Deus, tire o mal que nesse corpo entrou". Em seguida, vire a criança de frente novamente e repita o sinal da cruz e as palavras.