É normal pinta aumentar de tamanho?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Você já identificou alguma pinta que aumenta de tamanho de repente ou sem formato definido? É importante estar atento, porque as pintas podem ser um sintoma para a presença de um melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

Procure um médico dermatologista se você observar que a pinta está crescendo, tornando-se assimétrica, com as bordas irregulares ou com alteração de cor (com diferentes tons de marrom, preto ou rosa).

Se as pintas tiverem mais que 5 mm, é importante a análise de um profissional de saúde. E de Evolução. Qualquer alteração em uma pinta já existente, como mudanças na cor, tamanho ou forma devem ser analisadas. Se a pinta passar a coçar, ficar inflamada ou sangrar, vale também o alerta.

Ela pode ser plana ou elevada, redonda ou oval. As pintas têm geralmente menos de 6 mm de diâmetro. Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência. Novas pintas que aparecem na vida adulta devem ser examinadas por um médico.

Quando as manchas e pintas apresentam mais de uma tonalidade como tons de bege, marrom, preto, azul, branco ou vermelho, pode indicar uma doença grave, como o câncer de pele.

Se a pinta não tiver uma borda arredondada, bem delimitada, e se espalhar sem formato definido, também pode ser indício de melanoma. C: as pintas que tem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar riscos.

Fique atento se as bordas estiverem irregulares, com saliências ou reentrâncias. C: Cor – Uma lesão perigosa tem mais de uma cor, como preto, branco, vermelho e/ou diferentes tonalidades de marrom. D: Diâmetro – As lesões alteradas tendem a ter diâmetro maior que 5 mm.

A regra ABCD é um autoexame que pode ajudar a distinguir um sinal normal de um melanoma:

  1. Assimetria: metade do sinal é diferente da outra metade.
  2. Bordo: os bordos do sinal são irregulares, nodulados e recortados.
  3. Cor: não é uniforme. ...
  4. Diâmetro: o diâmetro do sinal é maior que seis milímetros.

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, são sinais de alerta para o câncer de pele. Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

Identificação

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

As pintas, também conhecidas como nevos, são pequenas formações em relevo, planas, lisas ou rugosas que surgem na pele. Esses sinais são compostos por células névicas, que têm nas pintas sua única função. Ainda, o surgimento das manchas está diretamente ligado à predisposição genética do indivíduo.

Pintas benignas têm, em geral, bordas com limites bem definidos e contínuos. Por outro lado, as pintas ou manchas malignas apresentam bordas irregulares, com pontas e curvas, dentadas, chanfradas ou com sulcos.

O melanoma pode surgir tanto em pintas já existentes (1/3 dos casos) como na pele sã (2/3 dos casos). Independente de sua origem, o melanoma costuma se manifestar como uma pinta escura, assimétrica, com bordas irregulares e múltiplas cores (tons de preto, castanho, vermelho, cinza ou azul).

Qual a diferença entre pinta e verruga? ”A pinta é uma lesão benigna, resultado da aglomeração de células que produzem melanina, substância que pigmenta a pele”, explica a dermatologista Juliana Gumieiro, de Uberlândia, interior de Minas Gerais. Já as verrugas são causadas por um vírus da família do HPV.

Continuar lendo É normal pinta sumir?