É normal ter pinta na sola do pé?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

O oncologista ressalta, porém, que a maioria das pintas nas mãos e nos pés é benigna e raramente se torna um câncer. Outra particularidade é o fator de risco, explica Dr. João Duprat. "Diferentemente de outros tipos de câncer dermatológico, o melanoma acral surge independentemente da cor da pele ou da exposição ao sol.

A dermatite ocre é uma doença inflamatória da pele, em que surgem várias manchas marrons em locais variados na perna e até mesmo no . Ocorre devido à insuficiência venosa, geralmente associada às varizes tratadas.

Os sinais na pele nem sempre indicam problemas. Entenda o que analisar antes de ficar preocupado. Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida.

Esse tipo de tumor, inicialmente, costuma ser com uma pinta. No entanto, ela pode ser tanto na pele de cima dos pés ou mãos com um aspecto preto, e embaixo das unhas em linhas pretas. Por isso, fique atento às manchas pretas que estiverem crescendo continuamente, seja nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés.

A fascite plantar é caracterizada por apresentar uma alteração degenerativa naquele tecidos fibroso citado acima que se estende do osso calcâneo aos dedos - fáscia plantar, gerando a dor na sola do pé.

Ela pode ser plana ou elevada, redonda ou oval. As pintas têm geralmente menos de 6 mm de diâmetro. Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência. Novas pintas que aparecem na vida adulta devem ser examinadas por um médico.

Se as pintas tiverem mais que 5 mm, é importante a análise de um profissional de saúde. E de Evolução. Qualquer alteração em uma pinta já existente, como mudanças na cor, tamanho ou forma devem ser analisadas.

A – Assimetria: uma metade da pinta não se parece com a outra; B – Bordas: o contorno da pinta é irregular, sem delimitação clara; C – Cores: a cor da pinta não é uniforme e apresenta variações; D – Diâmetro: o tamanho da pinta é superior a 6 mm (a parte de trás de um lápis, por exemplo);

A maioria dessas causas têm a ver com a circulação do sangue. Em alguns casos, os pés gelados ficam azulados ou roxos, com a sensação de dormência e formigamento, o que causa muito desconforto e preocupação. Vale lembrar que é importante o acompanhamento médico dessas condições.

A maioria dos melanomas é assimétrica. Se você traçar uma linha no meio da lesão, as duas metades não coincidem, então parece diferente de uma verruga comum redonda para oval e simétrica. B é para Fronteira. As bordas do melanoma tendem a ser irregulares e podem ter bordas recortadas ou entalhadas.

Manchas com contornos irregulares e pontas sobressalentes são sinal de perigo e requerem atenção.

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, são sinais de alerta para o câncer de pele. Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

Qual a diferença entre pinta e verruga? ”A pinta é uma lesão benigna, resultado da aglomeração de células que produzem melanina, substância que pigmenta a pele”, explica a dermatologista Juliana Gumieiro, de Uberlândia, interior de Minas Gerais. Já as verrugas são causadas por um vírus da família do HPV.

As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.

O que é o melanoma acral? O melanoma é o tipo de câncer de pele mais letal e agressivo. A sua principal característica é a alteração no tamanho, cor ou aparência de pintas presentes no corpo. Além disso, tem como fator de risco a exposição excessiva ao sol e a pele clara caucasiana.

Outros sinais que podem indicar câncer de pele
Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira; Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira; Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; Verruga que cresce.

O diagnóstico diferencial comumente é feito com sarcoma epitelióide, sarcoma de células claras, melanoma, schwannoma maligno, e no tipo monofásico, com o fibrossarcoma(3).

A psoríase é uma doença de pele autoimune, na qual o próprio sistema de defesa bombardeia as células dermatológicas, o que gera lesões e inflamações na pele. É uma doença não contagiosa e que não tem cura.

Outro forte sintoma de doença hepática é o inchaço corporal, principalmente nas pernas, tornozelos e pés. Se o fígado não produz suficientemente a albumina, e essa substância entra em queda no organismo, a tendência é que os edemas aconteçam.

Continuar lendo É normal pinta sumir?