É normal pinta sumir?

Perguntado por: oassuncao5 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 19 votos

É possível que as pintas sejam de nascença ou surjam durante a infância ou na puberdade. Enquanto algumas pintas podem simplesmente desaparecer, outras permanecem intactas durante anos.

Se a pinta não tiver uma borda arredondada, bem delimitada, e se espalhar sem formato definido, também pode ser indício de melanoma. C: as pintas que tem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar riscos.

Por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece. Eles costumam dar as caras entre os primeiros anos de vida até a adolescência.

Algumas pintas ficam mais escuras, outras mais claras e essas mudanças são esperadas e raramente são sinais de melanoma, o câncer de pele mais grave”, detalha a entidade no site. Já entre os adultos, o surgimento de novas pintas ou a alteração daquelas já existentes é um sinal de alerta maior para o câncer.

Quando as manchas e pintas apresentam mais de uma tonalidade como tons de bege, marrom, preto, azul, branco ou vermelho, pode indicar uma doença grave, como o câncer de pele.

Identificação

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

A regra ABCD é um autoexame que pode ajudar a distinguir um sinal normal de um melanoma:

  1. Assimetria: metade do sinal é diferente da outra metade.
  2. Bordo: os bordos do sinal são irregulares, nodulados e recortados.
  3. Cor: não é uniforme. ...
  4. Diâmetro: o diâmetro do sinal é maior que seis milímetros.

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, são sinais de alerta para o câncer de pele. Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

O mais comum é o pigmento marrom. Por isso, a maioria das pintas tem cor que varia do castanho-claro ao marrom-escuro. Contudo, quem tem pele muito clara produz um pigmento mais avermelhado e as pintas podem ser castanhas muito claras e até cor-de-rosa.

Segundo a Dra. Keila, pessoas de pele clara que apresentam mais de cinquenta pintas pelo corpo ou que costumam ficar expostas ao sol por muito tempo sem proteção são candidatas a desenvolver o câncer.

A doença desenvolve-se ao longo de meses.

Como identificar as pintas malignas
A) Assimetria, já que pintas saudáveis costumam ser simétricas. B) Borda, para bordas irregulares, com curvas e pontas. C) Cor, especialmente preta e com manchas de outras tonalidades.

O melanoma pode surgir tanto em pintas já existentes (1/3 dos casos) como na pele sã (2/3 dos casos). Independente de sua origem, o melanoma costuma se manifestar como uma pinta escura, assimétrica, com bordas irregulares e múltiplas cores (tons de preto, castanho, vermelho, cinza ou azul).

Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol. Durante a gravidez é comum elas aparecerem, pois a mulher começa a produzir hormônios capazes de estimular sua formação e isso também pode aumentar as já existentes.

A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.