É normal reprovar no Detran?

Perguntado por: ucoutinho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Se você está tirando sua carteira de habilitação e reprovou na prova do Detran, não se preocupe, pois essa é uma situação comum.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

Os índices de reprovação no exame teórico variam bastante de Detran para Detran. Em média, 50% dos candidatos à primeira habilitação reprovam na primeira tentativa. Isso ocorre, principalmente, pelo despreparo dos candidatos, pois muitos estudam sem entender o conteúdo e se preocupam em “decorar” as respostas.

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.

Antes de qualquer coisa, precisamos quebrar um mito sobre a prova do DETRAN: ela não é tão fácil como muitos dizem por aí. As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados nesta etapa. A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões).

Os erros clássicos que levam a reprovação são: seta, freio de mão, não engatar a primeira marcha no pare. Observe que são erros de atenção. Atualmente o índice de reprovação na prova pratica de direção veicular é grande e vem crescendo a cada dia segundo dados estatísticos dos Detrans.

O que fazer se você reprovar na prova prática do Detran?

  1. emita a guia de reteste no site do Detran;
  2. faça o pagamento da taxa;
  3. agende um novo exame.

Faltas na prova do Detran que podem reprovar
Ultrapassar o limite de três tentativas no tempo estabelecido para fazer a baliza (falta eliminatória); Não colocar o cinto de segurança (falta grave); Não sinalizar manobra com antecedência (falta grave); Não dar preferência ao pedestre (falta grave);

Depois de tentar 32 vezes, Christian Whiteley Mason decidiu dar uma pausa e ficou quase 15 anos sem fazer novos exames. "Estava ficando entediado". Ele refez as contas e viu que gastava muito com táxi para ir trabalhar, então decidiu trocar o instrutor e voltar às aulas em 2020.

De acordo com o Detran, os examinadores avaliam se os candidatos possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais habilitados, passageiros e pedestres. “A CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e habilidades demonstradas.

Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado. Para verificar os procedimentos e realizar o pagamento das taxas dos exames teórico e prático, clique aqui.

Para não ser reprovado, o aluno não deve cometer faltas eliminatórias ou exceder o limite de 3 pontos negativos. Os pontos são equivalentes à natureza das faltas, mais ou menos como funciona o sistema de pontos na carteira.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente.

6 Dicas Para a Prova Prática do Detran

  1. Pratique Mais. Conforme informamos anteriormente, o futuro motorista precisa cumprir pelo menos 25 horas aula de prática de direção em veículo de aprendizagem. ...
  2. Faça Simulados. ...
  3. Decore os Passos da Baliza. ...
  4. Cuidado Com o Tempo. ...
  5. Fique Calmo. ...
  6. Tenha Atenção Plena.