O que acontece se reprovar três vezes no Detran?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.

Antes, se você fosse reprovado na prova prática do Detran ou na teórica, deveria aguardar o prazo de 15 dias após a divulgação do resultado para refazer o exame. No entanto, com a nova legislação que entrou em vigor em 2021, o candidato reprovado não precisa mais desse intervalo antes do novo exame.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente.

Os erros clássicos que levam a reprovação são: seta, freio de mão, não engatar a primeira marcha no pare. Observe que são erros de atenção. Atualmente o índice de reprovação na prova pratica de direção veicular é grande e vem crescendo a cada dia segundo dados estatísticos dos Detrans.

Depois de tentar 32 vezes, Christian Whiteley Mason decidiu dar uma pausa e ficou quase 15 anos sem fazer novos exames. "Estava ficando entediado". Ele refez as contas e viu que gastava muito com táxi para ir trabalhar, então decidiu trocar o instrutor e voltar às aulas em 2020.

O próprio candidato à habilitação/motorista, pessoalmente ou por meio de um procurador. Você poderá entrar com recurso na 1ª instância (Junta médica ou psicológica de recursos do Detran.

De acordo com o Detran, os examinadores avaliam se os candidatos possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais habilitados, passageiros e pedestres. “A CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e habilidades demonstradas.

Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado. Para verificar os procedimentos e realizar o pagamento das taxas dos exames teórico e prático, clique aqui.

Minha maior preocupação era o tão temido “quebra” – o suborno que os alunos dão à autoescola para não serem reprovados nos exames. A famosa “carta comprada”. Existem autoescolas que exigem que os alunos paguem uma quantia a mais e, se o aluno recusa, os mesmos dificultam o processo de primeira habilitação.

6 Dicas Para a Prova Prática do Detran

  1. Pratique Mais. Conforme informamos anteriormente, o futuro motorista precisa cumprir pelo menos 25 horas aula de prática de direção em veículo de aprendizagem. ...
  2. Faça Simulados. ...
  3. Decore os Passos da Baliza. ...
  4. Cuidado Com o Tempo. ...
  5. Fique Calmo. ...
  6. Tenha Atenção Plena.

Medo do exame de direção? Veja dicas para aliviar a ansiedade antes da prova

  1. Treine o percurso e revise os passos da prova. ...
  2. Adquira confiança e treine os pensamentos negativos. ...
  3. Alimentação leve. ...
  4. Durma cedo. ...
  5. No dia da prova.

Será considerado reprovado na prova prática de direção veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três). Veja a relação completa de faltas por cada tipo, com dicas e observações para te ajudar a garantir a aprovação!

O prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi ampliado até 31 de dezembro de 2023. A deliberação foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, quem pretende tirar CNH tem mais de um ano para concluir o processo de habilitação. Antes da medida, o prazo era 31 de dezembro de 2022.

O candidato à primeira habilitação que não conseguiu concluir o curso teórico de formação de condutores ou passar nos testes teóricos e práticos em 12 meses, a contar da data do requerimento do serviço, pode reiniciar o processo com o reaproveitando de taxas, aulas e exames.

Todos que já passaram pelo processo de emissão da CNH já ouviram falar do famoso “quebra”, nome dado para a propina cobrada pelos examinadores para que os alunos sejam aprovados do exame prático de emissão da habilitação.