É normal sentir angústia tomando sertralina?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A sertralina é usada, principalmente, no tratamento de quadros depressivos e transtornos ansiosos e é possível que o que sente seja resíduo dos sintomas que estão sendo tratados e não consequência da medicação que você toma. É comum que a angústia seja mais forte em algum período do dia e melhor em outros.

Os efeitos clínicos de antidepressivos como a sertralina tendem a ocorrer de 2-4 semanas após a introdução do tratamento. Muitas vezes alguns efeitos colaterais podem ocorrer até que os efeitos clínicos se estabeleçam e o aumento nos níveis de ansiedade pode ser um deles.

Avise o médico caso os seguintes efeitos colaterais persistirem ou incomodarem:

  • Sentir-se doente;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Sonolência;
  • Diarreia;
  • Boca seca;
  • Tontura;
  • Sensação de cansaço ou fraqueza;

Olá, esses sintomas podem ocorrer em alguns pacientes, mas costumam desaparecer entre 2 e 3 semanas.

É normal sim. Muitas pessoas relatam ter dificuldade de chorar quando sob uso de sertralina e outros antidepressivos. Algumas pessoas se queixam de um "achatamento" do humor.

O cloridrato de sertralina age sobre uma substância encontrada no cérebro, chamada de serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando os sintomas depressivos e ansiosos, típicos dos transtornos para os quais é indicado. De acordo com a bula do medicamento, ele começa a agir em sete dias.

A sertralina pode, de fato, trazer alguns efeitos colaterais no início do tratamento ou quando aumentadas as doses. Os sintomas de fraqueza e formigamento são alguns exemplos.

Em geral, os efeitos terapêuticos da Sertralina, ou seja, efeitos que são desejados e que aliviam os sintomas de depressão, ansiedade e transtornos, surgem depois de 15 a 20 dias.

No início do tratamento para ansiedade, com a sertralina, ou outro antidepressivo, é comum o relato de uma sensação de piora da sintomatologia. Isso ocorre pela ação da medicação, sobretudo no início do tratamento. Uma questão que deve ser considerada, é a percepção do paciente com os próprios sintomas.

Para o tratamento do transtorno do pânico, do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), e no tratamento de fobia social (transtorno da ansiedade social), a dosagem inicial é de 25 mg, aumentando para 50 mg/dia após uma semana.

A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

A interrupção da sertralina e outros inibidores da receptação de serotonina por até 48-72h não costuma provocar efeitos adversos: Após esse período alguns sintomas como cefaleia, náuseas, dor no corpo, tontura, podem ocorrer. Sugiro reintroduzir a medicação o quanto antes.

A suspensão abrupta dos antidepressivos como a Sertralina pode ter como consequência sintomas de retirada, que são parecidos com os de abstinência, incluindo dor de cabeça, náuseas, tonturas, mal-estar geral, distúrbios de consciência, palpitações, ansiedade, etc.

Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.

Geralmente, os antidepressivos têm um prazo de até três semanas para causar o efeito desejado. Então é comum que você ainda se sinta deprimido durante esse período.

Sabe-se que um dos possíveis efeitos colaterais da sertralina é a perda de peso, embora o emagrecimento não seja tão significativo, variando de 0,5 a 1,0 kg. Como o medicamento controla a ansiedade, pode ajudar a pessoa a comer menos e, consequentemente, controlar seu peso ou até emagrecer.

A Sertralina age inibindo seletivamente a captação de serotonina nos neurônios, pela inibição seletiva dos receptores de receptação de serotonina (SERT), o que gera um aumento da concentração de serotonina, levando aos efeitos desejados de estabilização do humor, emoção e cognição, atuando nos núcleos da rafe no ...

Como são os primeiros dias tomando sertralina? Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.