É normal ter o Saco Torto?

Perguntado por: ucardoso . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

Os médicos podem tentar destorcer o testículo sem cirurgia, girando-o dentro do escroto. Ocasionalmente, este procedimento é bem-sucedido, e a cirurgia é realizada posteriormente. Entretanto, geralmente o procedimento é malsucedido, e a cirurgia para destorcer o cordão espermático é requerida imediatamente.

Durante a avaliação inicial, o urologista pode tentar destorcer o testículo manualmente. Essa manobra não elimina a necessidade da cirurgia, mas aumenta a possibilidade de salvamento do testículo durante o procedimento cirúrgico. A cirurgia para corrigir a torção testicular é habitualmente feita sob anestesia geral.

A principal causa da torção testicular é uma má implantação do tecido que sustenta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do escroto e levando ao surgimento da torção.

Torção testicular e infertilidade
O principal risco à fertilidade, provocado pelas lesões decorrentes da torção testicular, está ligado à possibilidade de necrose do tecido testicular, especialmente dos túbulos seminíferos, onde a espermatogênese acontece.

Assim, quando o corpo está muito quente, o saco escrotal tende a ficar mais afastado, baixando a temperatura dos espermatozóides. Aí fica com essa aparência de saco de leite vazio que você descreveu.

Entre o 6º e o 8º mês de gestação o testículo desce em direção a bolsa escrotal, dirigido por um músculo e incentivado por hormônios, de tal modo que aproximadamente 70% das crianças prematuras (7 meses de gestação), e 95% das nascidas a termo, na época prevista (40 semanas de gestação) já tem seus testículos no ...

É normal pos operação o saco escrotal ficar duro? Pode ocorrer um edema local que melhora em poucos dias. Mantenha a bolsa escrotal elevada, por auxílio de uma cueca justa.

Portanto, sim, existe uma relação entre a criptorquidia e a infertilidade. Contudo, não é correto afirmar que o homem que tem apenas um testículo seja, com certeza, infértil.

Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.

O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.

A torção testicular descreve uma condição na qual o testículo se torce no saco escrotal, bloqueando a irrigação de sangue ao testículo. É uma emergência médica, porque o testículo pode morrer devido à falta de oxigênio. Recém-nascidos, crianças e adolescentes são mais comumente afetados.

A varicocele costuma ser a causa mais comum de bolinhas ou caroços na bolsa escrotal. É uma má formação da bolsa escrotal provocada pelo aumento das veias dos testículos, o que leva ao acúmulo de sangue e à sensação de nódulo.

A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.