É pecado casar com a comadre?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O casamento entre compadres e comadres é proibido, assim como entre primos de primeiro grau (chamados primos-irmãos), entre tios (irmãos da mãe ou do pai) e sobrinhas (filhas da irmã, do irmão da mãe, do irmão do pai). Estas relações estão sujeitas a sanções coletivas, vergonha e humilhação.

Geralmente, se chama de compadre. Diz-se tanto do padrinho em relação aos pais do afilhado como do pai deste em relação aos seus padrinhos.

Como definiu Antonio Moraes e Silva, no final dos setecentos, “estar compadre de alguém”, além de significar “o que serve de padrinho a um menino”, também significa estar “em boa amizade” (SILVA, 1789).

Embora boa parte dos casais prefira não dormir juntos na véspera do casamento, muitos não veem problema nenhum nisso. Em especial os casais que já moram juntos. Estes preferem manter sua rotina e dormir na própria cama, acordando lado a lado no seu grande dia.

Fornicação (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abóbada, ou arco) é uma relação sexual realizada entre duas pessoas que não são casadas. Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam.

Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica. Caso seja de sua preferência, é possível levar o assunto até o responsável pela igreja em que se realizará o batizado.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

Basta que a pessoa faça uma profissão de fé católica e pronto.

Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a. Normalmente, os pais de uma criança escolhem uma pessoa (ou um casal) para exercer a função de comadre (e compadre).

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

São aqueles que estão ligados pelo fato de que um dos envolvidos batizou o filho do outro (padrinho).

1 Madrinha de uma pessoa em relação aos pais desta. 2 Mãe de uma pessoa em relação à madrinha e/ou ao padrinho desta. 3 coloq Mulher com a qual se estabelece relação de amizade semelhante à que se mantém com os familiares. 4 coloq Forma de tratamento popular dado a vizinhas, mulheres conhecidas ou próximas.

A forma correta de escrita da palavra é compadre, com o na primeira sílaba: com-pa-dre. A palavra cumpadre, com u, está errada. O substantivo masculino compadre é usado, principalmente, para referir a relação do padrinho e do pai de uma pessoa.

O termo latino “compatre” chegou à nossa língua como compadre. O compadre de um indivíduo é o padrinho de seu filho. Também se chama compadre ao pai do afilhado de um sujeito.

A sintonia do casal vai além do que se pode imaginar! Estudos revelam que casais que dormem juntos podem ter uma melhor qualidade do sono. Dormir acompanhado aumenta a fase REM, o estágio mais profundo do sono, o que traz inúmeros benefícios à saúde.

Um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que dormir de conchinha com o parceiro diminui o nível de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse. A razão, segundo eles, é porque, ao dormir com alguém, a pessoa se sente mais segura e o corpo não vê a necessidade dessa substância.

Para muitos casais, dormir junto não é um problema. Aliás, os dois não conseguem se separar nem no sono e só dormem se estiverem abraçados. O que para muitos pode ser exagero, para a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, é uma maneira de se acalmar.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modoslibertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.