É perigoso comer frango estragado?

Perguntado por: lteles6 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

A nutricionista Alessandra Veggi, pesquisadora da Fiocruz e integrante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, ressalta que os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são diarreia, vômitos, dores abdominais, mal-estar e febre. "Há casos que podem levar à morte", adverte.

O que fazer após o consumo de carnes estragadas
Hidratação é o mais importante, pois a água ajuda os rins e o fígado no combate às toxinas. Remédios para diminuir a acidez gástrica também podem ajudar.

Se o frango cru estiver com um odor desagradável ou forte de qualquer tipo, é melhor descartá-lo. O frango pode começar a cheirar mal enquanto é cozido. Se o odor do alimento parecer menos apetitoso, é melhor descartá-lo.

, aponta os 10 principais vilões de lá nessa ordem: ovo, atum, ostra, batata, queijo, sorvete, tomate, brotos e frutas vermelhas. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

Para uma desintoxicação adequada e segura, a professora Terezinha Rêgo, coordenadora do Herbário “Ático Seabra”, recomenda o uso alternado dos chás de boldo (Peumus boldus) e erva-cidreira (Melissa officinalis), durante três dias.

Beba água de coco, isotônicos, sucos de frutas, mas evite o consumo de sucos industrializados, especialmente os de maçã e uva.

Alguns sintomas são comuns quando uma pessoa consome uma carne estragada, como vômitos, dor de cabeça, febre e diarreia. Eles são consequências da intoxicação alimentar causada pelas bactérias e toxinas presentes na carne ingerida.

Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar. Elas podem acontecer em qualquer parte da barriga e podem ser um sintoma de outras condições médicas. Repare na região do abdômen onde a dor está aparecendo, se ela é constante ou se vai e vem.

A intoxicação alimentar é uma condição médica capaz de causar vômitos e diarreias, além de outros sintomas como desidratação, febre e dor abdominal.
...
Entre os sintomas de intoxicação alimentar, podemos destacar:

  1. Dor abdominal;
  2. Cólicas abdominais;
  3. Diarreia;
  4. Febre baixa;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Cansaço e fraqueza;
  7. Desidratação.

> Queda de pressão arterial; > Insuficiência dos rins (casos mais raros). Para todos os casos de intoxicação alimentar, é importante buscar atendimento médico. Os sintomas podem começar após algumas horas, alguns dias ou até mesmo semanas – apensar de ser menos comum – da infecção.

5 dias

Os frangos podem ser guardados na geladeira de 3 a 5 dias - diz Márcia Madeira. Os cuidados com a higienização também valem para produtos industrializados. Os enlatados devem ser lavados com água e sabão antes de serem consumidos.

Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.

O que é a salmonela
(Fonte: Shutterstock) Nas aves, os sorovares (diferentes tipos de uma mesma espécie de bactéria) de salmonela mais prejudiciais ao próprio animal são a Salmonella gallinarum e a Salmonella pullorum, que podem causar várias doenças (como o tifo aviário e a pulorose).

Você não deve conservar um frango cru na geladeira por mais de 48 horas, nem deve comer um frango congelado há mais de seis meses. O frango podre tem um cheiro azedo que se parece com amoníaco. Aspecto descolorado ou textura viscosa também são sinais de que ele deve ir imediatamente para o lixo.

nove meses

No caso das aves, o tempo é parecido. Frango pode ficar guardado no freezer por nove meses; o peru, por oito meses; codorna, seis meses; pato, quatro meses; e os miúdos devem ficar até apenas três meses.

- Para retirar a gordura da pele, basta colocar suco de limão ou vinagre. Já os micro-organismos nocivos você só mata cozinhando e assando bem a carne. O perigo de lavar o frango na pia é causar uma contaminação cruzada de outros alimentos e louças, através da carne crua.

Os remédios podem ser os que restauram a flora intestinal e tratam a diarreia, como o Zinco-pro, Flora 5, Enterogermina, Repoflor, e os que tratam dos sintomas de enjoo, tontura e vômito. Nos casos mais graves, pode ser necessário a utilização de antibióticos prescritos pelos médicos.

Em caso de intoxicação, é fundamental que a pessoa não beba leite e derivados, alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerante, já que a cafeína estimula o funcionamento do intestino e pioram o intestino em vez de melhorar, e não comam comidas gordurosas.

Infecção alimentar: é o crescimento de microrganismos no intestino após a ingestão de um alimento que contenha células deles4. Intoxicação alimentar: não ocorre a ingestão de microrganismo, mas sim de toxinas produzidas por eles enquanto estavam no alimento4.

O Ministério da Saúde preconiza que, na vigência de certeza de uma intoxicação alimentar cursando com diarreia aguda, estão contraindicados antieméticos e antipiréticos.