É possível a ovulação atrasar?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Se a ovulação acontece após o 16º dia, já é considerada tardia. E mesmo as mulheres que apresentam ciclos regulares de menstruação podem apresentar ovulação tardia em determinados períodos. Vários motivos podem levar a uma ovulação tardia, como a liberação desregulada de hormônios como o LH, que rege o ciclo menstrual.

Sim, é possível engravidar mesmo com ovulação tardia!
Consideramos que é possível uma mulher engravidar mesmo em situações como ovulação tardia. Essa fase, na verdade, possui fatores de atenção que provavelmente podem causar problemas para mulheres tentantes.

A menstruação pode atrasar quando se tem ovulação tardia. A menstruação normalmente acontece 12 a 14 dias após a ovulação. Por isso, a mulher que enfrenta uma ovulação tardia também terá sua menstruação atrasada por alguns dias.

Em um ciclo menstrual regulado com 28 dias, a ovulação costuma acontecer entre o 14º e o 16º dia. Já na mulher com ovulação tardia, a ovulação não acontece no dia esperado, e pode atrasar semanas ou até mesmo um mês inteiro. Se a ovulação acontece após o 16º dia, já é considerada tardia.

A ovulação sempre ocorre aproximadamente 10-16 dias antes da próxima menstruação (esta é a fase lútea), mas é individual para cada mulher. Assim, para uma mulher com um ciclo mais curto, ela pode ovular no início do ciclo, como no dia 7-10, o que indicaria uma ovulação precoce.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

Posso ovular durante a minha menstruação? Sim, se você tiver um ciclo mais curto ou um ciclo altamente irregular, é possível ovular enquanto ainda está sangrando, embora não seja muito comum. Um ciclo curto significa que a ovulação pode ocorrer naturalmente no início do ciclo.

A menstruação é o sangue que sai pela vagina devido à descamação do endométrio, a camada mais interna do útero. Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

No período fértil, principalmente no dia da ovulação, o muco cervical pode ser notado na roupa íntima ou durante a higiene pessoal como uma secreção transparente, elástica e pegajosa, semelhante a fios de clara de ovo cru.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Posso ovular duas vezes no mesmo ciclo? Não. Apenas uma ovulação pode acontecer por ciclo menstrual. Você pode, no entanto, ovular dois (ou mais) óvulos ao mesmo tempo.

A anovulação é causada por um desequilíbrio hormonal, e o fator desencadeante deste desequilíbrio nos hormônios pode ter diferentes etiologias. As causas mais comuns para o desequilíbrio hormonal são: Síndrome dos ovários policísticos (SOP); Alteração no funcionamento da glândula tireoide (Hipo ou Hipertireoidismo);

É possível ovular estando grávida
Essa situação ocorre por conta de alterações hormonais que fazem com que o corpo continue trabalhando normalmente mesmo após a fecundação ter ocorrido.

Entenda por que é possível engravidar mesmo com o chamado coito interrompido. Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado. Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo, são os 3 dias antes da ovulação.