Quantos dias o teste de ovulação pode dar positivo?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Se a mulher tem o ciclo regular de 28 dias, ela ovula no 14º dia. Os testes de ovulação podem começar a ser feitos a partir do 11º dia do ciclo. Normalmente, a caixa vem com cinco testes para serem realizados em 5 dias consecutivos até a detecção do resultado positivo.

Existe uma possibilidade de 80% de detectar a ovulação com 5 dias de testes, e uma possibilidade de 95% com 10 dias de teste. Uma vez que o pico de LH é documentado, não é mais necessário continuar o teste durante esse ciclo. Ocasionalmente, pode não ocorrer a ovulação num ciclo, apesar de um aumento repentino de LH.

A ovulação ocorre após o Hormônio Luteinizante ser liberado em quantidades maiores, geralmente nas próximas 36 a 40 horas. Ou seja, é na ovulação que o LH fica mais alto e alcança seu pico. Dessa maneira, o pico de LH é responsável pela ruptura da parede do folículo e a liberação do óvulo maduro.

Posso ovular duas vezes no mesmo ciclo? Não. Apenas uma ovulação pode acontecer por ciclo menstrual. Você pode, no entanto, ovular dois (ou mais) óvulos ao mesmo tempo.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis. Depois que o óvulo se for (normalmente um dia após a ovulação), você não poderá engravidar até depois que o próximo ciclo menstrual inicie.

Quando a quantidade de estrogênio atinge o seu máximo, o óvulo está pronto para ser liberado. O cérebro produz então um pico de hormônio luteinizante (LH) desencadeando a ovulação. A liberação do óvulo do folículo, ocorre cerca de 24 horas depois (10 a 12 horas após o pico de LH) (13, 17).

O Teste de Ovulação Clearblue Digital detecta gravidez? Não. O teste identifica o aumento do hormônio LH na urina e essa elevação só acontece nos dias anteriores à ovulação. Portanto, o teste de ovulação só detecta os dias em que a mulher está mais fértil para engravidar.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma. As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez.

Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse óvulo sobrevive por até 48 horas antes de não poder mais ser fertilizado pelos espermatozoides. Esse curto período pode ser considerado o período da ovulação.

Níveis aumentados de LH com FSH normal ou baixo podem ocorrer com obesidade, hipertireoidismo e doença hepática. Eleva-se nas patologias primariamente gonadais, mostrando-se em níveis baixos nos hipogonadismos de origem hipofisária e hipotalâmica.

Enquanto o homem produz espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos uma vez por mês. Por isso, o período fértil corresponde aos dias no ciclo menstrual em que a gravidez é possível, sendo o momento ideal para a mulher engravidar.

O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.

Uma mulher pode ter múltiplas ovulações em um único ciclo. Isso significa que vários ovos (mais frequentemente dois) são liberados dos ovários. No entanto, ambos os ovos serão lançados dentro de 24h a partir do primeiro. Isso também é conhecido como hiper-ovulação.