É possível continuar grávida depois de uma curetagem?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

As probabilidades de gravidez depois de uma curetagem são as mesmas que as de qualquer outra mulher com a mesma idade. Isso porque a ovulação pode acontecer logo após passar por uma curetagem, e por isso não é incomum que a mulher engravide logo depois desse procedimento, ainda antes da vinda da menstruação.

Deve-se ir ao médico ou pronto-socorro se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  1. Sangramento, que é preciso trocar o absorvente a cada hora;
  2. Febre;
  3. Cólicas abdominais fortes;
  4. Dor que piora ao invés de melhorar;
  5. Corrimento vaginal com mau cheiro.

Quanto tempo o útero se recupera após a curetagem? “Numa gestação inicial, aproximadamente 3 meses. Nas gestações mais avançadas pode levar até 40 dias (mesmo período de um pós-parto).”

Um dos problemas mais graves da curetagem é o perfuramento do útero, que pode ocasionar hemorragias, além de lesões em outros órgãos, tais como bexiga e intestino. Outro problema está relacionado com a adesão das paredes uterinas, uma complicação grave que pode levar à infertilidade.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Pela tabela de valores do Datasus, cada curetagem pós-aborto custa R$199,41.

Rotineiramente os fetos com menos de 500 gramas, são encaminhados para anátomo-patológicos ou estudo cito- -genético, ficando no laboratório por 21 dias e posterior- mente descartados, como lixo hospitalar.

Oi. A primeira menstruação após uma curetagem por aborto é variável, mas em média, após o sangramento pós curetagem imediato, a menstruação pode vir entre os 20-45 dias após.

Curetagem: limpar o útero dos restos de produtos da gestação
Em ambos os tipos de aborto (incompleto e retido), parte do produto da gravidez fica retida no útero, sendo necessário esvaziá-lo para que voltem os ciclos menstruais normais e o casal possa voltar a tentar engravidar, se assim o desejar.

A resposta a essa pergunta é simples: você não precisa fazer nada para eliminar os restos e “esvaziar” seu útero. O útero é um órgão que se limpa sozinho, para isso serve o corrimento vaginal e a menstruação.

tive um aborto com 9 semanas de gestação, preciso fazer curetagem? Se você já fez uma ultrassonografia e mostrou que o aborto foi completo, a curetagem não se faz necessária. Ela fica reservada para os casos em que ainda há restos ovulares dentro do utero (abortamento incompleto).

O que acontece se quebrar o resguardo
A quebra do resguardo pode causar uma infecção vaginal, causando intensa dor, corrimento e sangramento vaginal, que é uma situação que precisa de atendimento médico e uso de medicamentos apropriados.

Dá-se quando o embrião ou feto morre ou deixa de se desenvolver, mas fica retido, juntamente com os produtos da conceção (feto, placenta e saco amniótico), no útero materno, durante semanas e até meses. É mais frequente suceder no primeiro trimestre da gravidez, ou seja, até à 12ª semana.

Se a gestação foi interrompida antes de 8 semanas, é bem possível que todo o material gestacional possa ser expelido naturalmente, sem que haja necessidade de fazer curetagem. Chamamos essa decisão de conduta expectante. Podemos aguardar por até 4 semanas pela expulsão espontânea.

CONCLUSÕES: O uso do misoprostol vaginal é uma segura e eficaz alternativa à curetagem uterina para gestações interrompidas no primeiro trimestre, sendo melhor em gestações até 8ª semana.

Mais informações sobre a curetagem
Muito utilizada na abordagem após abortos, a AMIU é feita por sucção, com sedação. Seu tempo de recuperação é semelhante ao que a acontece na curetagem tradicional, porém a sucção oferece menor risco de dano ao endométrio e perfuração uterina, que são riscos da curetagem.

Enquanto estiver com restos placentários, possivelmente não irá ovular e não irá engravidar.

Frutas como abacate, manga, laranja, tomate, melão, e banana também devem entrar no cardápio para aqueles que querem equilibrar os índices de ácido fólico no organismo. Os alimentos ricos em folato são bem variados e o seu cardápio não se tornará monótono. Todos eles devem fazer parte da dieta diária.

Homem também precisa de ácido fólico para a fertilidade e saúde do bebê O ácido fólico é uma vitamina do grupo B (vitamina B9) importante para a imunidade em geral e fundamental durante a gravidez.

A primeira menstruação após a curetagem pode vir em um volume maior e com cólicas menstruais mais intensas. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Converse com o seu médico.

A curetagem é um procedimento rápido, em que a paciente é submetida à uma anestesia (que pode ser raquidiana, peridural ou geral), com duração média de 15 minutos.