Quantas horas de jejum pra curetagem?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Observar o jejum de 2 horas para líquidos claros e 6 horas para sólidos em caso de cirurgia eletiva.

Após a curetagem uterina é recomendado evitar relações sexuais e não fazer esforços físicos. É normal ocorrer sangramento uterino por alguns dias.

Em média o procedimento de curetagem uterina, seja ele por aspiração ou manual, dura em torno de 30 minutos em média, incluindo a anestesia e o procedimento como um todo. E poderá ser liberada no mesmo dia. Para maiores informações consulte um bom especialista.

A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas, perfuração do útero, bexiga ou alça intestinal.

O repouso habitual após uma curetagem por aborto incompleto é de cerca de sete dias. Posteriormente, poderá realizar suas atividades habituais e, inclusive, voltar a usar um contraceptivo, indicado pelo seu médico.

As últimas recomendações orientam fazer uma refeição leve (sem carne ou gordura) 6 horas antes da cirurgia e tomar água até 2 horas antes da cirurgia. É muito importante fazer esta alimentação leve e tomar água. Não se deve ficar muito tempo de jejum, pois isso aumenta o risco de complicação no pós-operatório.

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar. Esta primeira fase do despertar, é realizada sob diretamente pelo anestesista na sala de cirurgia.

O tempo de jejum ideal
O período que, segundo os estudos mais recentes, uma pessoa leva para metabolizar os alimentos ingeridos é de três horas. Consequentemente, esse virou o tempo de jejum pedido para a maioria dos exames.

CUIDADOS PRÉ-ANESTÉSICOS NECESSÁRIOS
Observar o jejum de 2 horas para líquidos claros e 6 horas para sólidos em caso de cirurgia eletiva.

Não há problema algum. Você deve evitar esforços maiores nos primeiros dias após o procedimento, além de ficar em abstinência sexual. Porém, esforços leves, como andar, subir escada e se curvar, não possuem restrições.

Faz 9 dias hoje que fiz a curetagem, já posso lavar meu cabelo? Sem medo! Sem dúvida nenhuma, pois já poderia desde o primeiro dia. É um mito descabido que se deve evitar lavar a cabeça após alguns procedimentos ginecológicos e/ou obstétricos.

A curetagem uterina pode ser realizada sob sedação venosa, em outros casos é realizada anestesia peridural ou raquidiana. Na maioria dos casos, é sob sedação venosa, o que significa que o paciente dorme durante todo o procedimento e não sente qualquer dor ou desconforto.

Não há restrição de alimentos após a curetagem. Pode fazer ingesta de quaisquer alimentos que você se sinta bem e pode comer a comida de casa normalmente.

A curetagem é realizada no hospital e utiliza anestesia. A recuperação é rápida e a paciente pode receber alta no mesmo dia, a não ser que tenha tido um sangramento importante ocasionado pelo aborto.

Você pode dormir na posição que achar mais confortável após uma curetagem.

Olá! A curetagem uterina é um procedimento que pode ser realizado com alguns tipos diferentes de anestesia, normalmente raquianestesia ou sedação. Ambas podem lentificar o funcionamento normal intestinal. Por isso você deve se alimentar bem, aumentar ingestão de água e de fibras.