É possível dar positivo antes da nidação?

Perguntado por: lalmada9 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Algumas mulheres têm a vantagem de ovular antes em um ciclo específico e então, tudo acontece mais cedo, inclusive a nidação para produção hormonal. Dessa forma, fica bem mais fácil detectar a gravidez antes do atraso.

Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom. Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

É possível que o teste positive antes do atraso menstrual, mas com 1 dia de atraso o resultado é mais confiável. Se der negativo pode ser falso, ainda não está positivando. Tranquilidade e paciência por mais um tempo.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

O sangramento da nidação pode ser confundido com o chamado sangramento do meio do ciclo, que ocorre exatamente no dia da ovulação, também com fluxo intermitente, de pequeno volume e que dura de 1 a 2 dias.

nidação é o processo do zigoto (óvulo já fecundado) se instalando no endométrio (dentro do útero). Sem fecundação não existe nidação. Não é um processo que ocorre todo mês como a ovução.

O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.

Bom, depois da nidação teremos todas as mudanças que ocorrem na gestação. Seu útero irá crescer para acomodar o bebê e o bebê irá se desenvolver. As mamas irão crescer preparando-se para a amamentação. Ocorreram alterações hormonais envolvendo principalmente o hCG, progesterona e estrogênio.

Se este for o caso e havendo fecundação de fato, esse sangramento de nidação pode acontecer no início do que seria o seu ciclo menstrual habitual – ou seja, no 28º dia do ciclo menstrual, no caso de uma menstruação regular. Por outro lado, outras hipóteses devem ser consideradas para a existência desse sangramento.

Quando os níveis de hCG no início da gravidez são inferiores a 1.200 mUI / ml, a concentração de hCG geralmente dobra a cada 2-3 dias. Normalmente, o nível de hCG aumenta em pelo menos 60% a cada dois dias.

Valores de referência do Beta-hCG
Gestações com menos de 3 semanas: menor que 5 mlU/ml. Gestações de 3 semanas: entre 5 e 50 mlU/ml. Gestações de 4 semanas: entre 5 e 426 mlU/ml. Gestações de 5 semanas: entre 18 e 7.340 mlU/ml.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

e notar que a coloração do resultado é fraca, é porque você tem uma menor quantidade do hormônio hCG, porém o resultado continua sendo positivo. Se quiser ter certeza, o teste poderá ser realizado novamente após uma semana e a cor deverá ser mais forte devido ao aumento deste hormônio em sua urina.

Testes de gravidez
1. 79% dos resultados “Grávida” podem ser detectados 6 dias antes do atraso menstrual.

Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

Teste de sangue (Beta HCG)
A dosagem no sangue materno do gonadotrofina coriônica humana (BhCG quantitativo) é a modalidade mais sensível para detecção e acompanhamento no início da gravidez. É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

O sangramento de nidação é uma secreção que pode apresentar uma variação de cor, de rosa a marrom, que ocorre quando o embrião se fixa no revestimento uterino, após de 6 a 12 dias da concepção, quando ele está em fase de blastocisto.

Os testes de gravidez com “resultados precoces” prometem testes positivos até quatro dias antes do atraso menstrual. Esses testes pressupõem que a mulher tem uma fase lútea de 14 dias, que é o tempo entre a ovulação e o momento da menstruação.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.