É possível definir a vida?

Perguntado por: axavier8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Não é possível definir a palavra vida; entretanto, o “processo da vida” sim, uma vez que organismos vivos possuem certos atributos que não são encontrados em objetos inanimados.

Vírus. Nas aulas de biologia, crianças memorizam sete processos necessários para que haja vida: movimento, respiração, sensibilidade, crescimento, reprodução, excreção e nutrição. Mas os processos estão presentes em muitas coisas que nós não classificaríamos como "vivas".

Mas uma das definições de vida que tem sido muito empregada pelos cientistas é a apresentada pelo Instituto de Astrobiologia da Nasa: “um sistema químico autorreplicativo que evolui como consequência da sua interação com o meio”.

Amar, ajudar e prestar serviços aos demais” foi a resposta da maioria.

Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo. A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa.

De forma bem resumida, podemos dizer que propósito de vida é como um objetivo em que você está disposto e motivado a focar todos seus esforços para alcançá-lo. É aquilo que você faria todos os dias com prazer para chegar na conquista mais importante de sua vida, mesmo que não fosse remunerado para isso.

“Propósito DA vida” é o propósito universal da vida humana, igual e comum a todos os seres humanos, sem exceção. É o objetivo e sentido de existência de toda e qualquer pessoa, pois está relacionada à essência e natureza do ser humano.

Essa palavra significa finalidade ou intuito. Uma pessoa com propósito é aquela que tem um objetivo de vida e pretende alcançar algo. Então, podemos definir “propósito de vida” como uma intenção ou projeto para a vida.

Com a concepção. No momento em que há a união dos dois gametas: o óvulo, gameta feminino, e o espermatozóide, gameta masculino. “[Todos] os organismos, por maiores e mais complexos que possam ser tão crescidos, começam a vida como uma única célula.

Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida.

Sobre a origem da vida é correto afirmar:
Os primeiros seres vivos eram heterótrofos e obtinham energia por meio da fermentação. Moléculas orgânicas complexas existentes nos mares primitivos indicam ter sido a respiração aeróbica o primeiro processo de obtenção de energia utilizado pelos seres vivos.

Do ponto de vista da física, os seres vivos são sistemas termodinâmicos com uma estrutura molecular organizada que podem se reproduzir e evoluir conforme dita a sobrevivência.

Resposta verificada por especialistas
De acordo com a biologia, a vida pode ser definida como a capacidade de nascer, reproduzir, evoluir e morrer. Consiste num "corpo e alma" ou "razão e corpo" que realiza uma troca de matéria e energia.

Uma definição biológica ou bioquímica molecular vê organismos vivos como sistemas que contêm informações reprodutíveis hereditárias, codificadas em moléculas de ácido nucleicos e que metabolizam através do controle da taxa de reações químicas, utilizando catalisadores proteicos conhecidos como enzimas.

Não cabe ao psicólogo dizer ao indivíduo qual o sentido da sua vida. O sentido da vida é único para cada pessoa, muda de acordo com a época e situação de cada um (ou seja, não vai ser o mesmo a sua vida inteira), é concreto (você pode realizar) e acessível a todos.

Encontrar o sentido da existência em uma pessoa, em linha gerais significa: Um indivíduo reconhece o outro como um indivíduo livre e responsável e ambas capacitam-se mutualmente na realização de suas potencialidades.

Em mais de mil experimentos, pesquisadores concluíram que, quando lembrados de que vamos morrer, nos apegamos mais às nossas crenças e nos esforçamos para aumentar o senso de valor próprio. Também ficamos mais defensivos de nossas crenças e reagimos com hostilidade a qualquer coisa que as ameace.

A felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana”. A frase acima é do grande filósofo grego Aristóteles, um dos mais importantes formadores de nossa civilização ocidental. E ali está resumido todo o esforço das pessoas, dos grupos, das nações.

Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.