É possível fazer DECORE com extrato bancário?

Perguntado por: oramires8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em alguns casos, as instituições financeiras podem solicitar outros documentos comprobatórios. Alguns exemplos de declarações que podem substituir a DECORE são o Imposto de Renda da Pessoa Física e extratos bancários.

Podem ser usados como comprovante de renda holerites, carteira de trabalho, extratos bancários, Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para MEIs, Declaração de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física, entre outros.

Como obter a DECORE? Para obter o documento é necessário solicitá-lo a um contador de sua confiança. Para que a DECORE seja elaborada, o contador precisará de algumas informações e documentos relativos aos rendimentos do empresário, conforme sua atuação e renda.

Você precisa entregar seu contracheque, holerite ou documento similar. Se for MEI, pode mostrar as Declarações de Pagamento do DARF.

Quanto custa Decore? O valor médio da Decore é de R$ 150 a R$ 250 reais. O documento pode estar dentro do pacote de serviços oferecido pelo contador ou pode ser cobrado separadamente.

O endereço do sistema de emissão de DECORE é https://sistemas.cfc.org.br. Para auxiliar os profissionais na emissão do documento, o Conselho Federal de Contabilidade elaborou uma cartilha com o passo a passo.

7 – Tenha a Decore
A Decore, ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, é um documento feito por um contador. Sim, se você quiser ter essa declaração, vai precisar pagar pelo serviço. Não existe uma tabela para essa cobrança. Cada escritório de contabilidade pode ter um preço.

Já se você tem uma contabilidade de confiança, é possível emitir a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore). Esse é um documento que costuma ser aceito por instituições financeiras, o que o torna uma ótima opção para quem é autônomo, profissional liberal ou pequeno empreendedor.

O comprovante de renda é um documento capaz de informar quanto uma pessoa física possui como renda mensal.

Decore. Outra maneira de comprovar renda sendo autônomo é o Decore, sigla para a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. O contador emite este documento eletrônico, que utiliza informações de rentabilidade vinda de outras fontes.

normalmente se cobram entre 60 a 100 reais por um DECORE.

Alguns exemplos de declarações que podem substituir a DECORE são o Imposto de Renda da Pessoa Física e extratos bancários. Por isso, antes de buscar um contador, entre em contato com a instituição financeira ou órgão para o qual precisa fazer a comprovação e se informe sobre quais documentos são aceitos para esse fim.

Esse documento tem como objetivo principal comprovar a renda de sócios (somente pessoa física). Normalmente, a DECORE é exigida para situações, como obtenção de crédito em instituições financeiras, consórcio, abertura de conta bancária, financiamento imobiliário, entre outros diversos tipos de comprovação de renda.

No Banco do Brasil, por exemplo, além do holerite, há duas formas de comprovar renda para comprar um imóvel financiado:

  • Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) e.
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

DECORE é a sigla para Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, e consiste em um documento contábil utilizado por pessoas que são donas dos seus próprios negócios para comprovar a renda que recebem mensalmente.

Lembrando que se você declara imposto de renda anualmente, o banco não pedirá decore, e na própria declaração você informa todos os rendimentos, inclusive os oriundos de distribuição de lucros e de juros sobre capital próprio. No caso de juros sobre capital próprio, é retido na fonte 15% de IR.

O caso da Decore é um pouco mais complexo, pois se refere àquelas pessoas que não têm vínculo empregatício com uma empresa e nem salário fixo. Assim, a Decore é, em uma explicação simples, o correspondente à declaração de rendimentos no caso de trabalhadores autônomos ou donos de negócios.