É possível fazer exame de DNA com fio de cabelo?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Não, a amostra coletada para realizar o exame do DNA é somente sangue.

O nível de confiança do teste é de 99,9999% para determinar paternidade e de 100% para excluir paternidade. Porque essa diferença? É que o exame mostra a possibilidade de existir combinação genética entre as pessoas analisadas (pai e filho).

O fio de cabelo com o bulbo capilar (raiz) tem o DNA Nuclear, aquele que permite a identificação direta do indivíduo. Caso o fio venha sem o bulbo (o que acontece por exemplo quando cortamos o cabelo no salão) só será possível identificar o DNA Mitocondrial.

O teste de DNA é um exame é considerado a prova de paternidade mais contundente.

O serviço é gratuito às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência. Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos – filho, mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na data designada para a coleta.

Resultados falsos-positivos são menos comuns, mas podem ocorrer devido a mal-entendidos de especialistas, técnicas incorretas usadas ou poucos marcadores genéticos usados. Um bom laboratório genético usa mais de 15 marcadores para garantir um nível de confiança de 99,999%.

Já quando o resultado é negativo, quando o suposto pai não é o pai biológico, alguns laboratórios colocam 0% de probabilidade de paternidade. E outros apenas colocam que o suposto pai é excluído como pai biológico, como no exemplo a seguir.

Primeiro, nenhum exame é completamente seguro. O DNA não é exceção. Os erros são pouquíssimos: é quase sempre abaixo de 1 erro por 100 mil. Isso dá uma possibilidade 99,99% de certeza*.

De acordo com Scarpelli, os exames de DNA têm 99,999% de certeza quando dão positivo. “Para os negativos, a confiabilidade é de 100%.

Os preços podem variar em cada laboratório, e em média custam à partir de 500 reais com opções de parcelamento em alguns casos.

Não, a amostra coletada para realizar o exame do DNA é somente sangue.

Tem como fazer exame de DNA escondido? O exame de DNA deve ser feito com o consentimento da mãe, no caso de crianças menores de idade. Porém, em caso de morte ou ausência da mãe, o DNA do filho e do suposto pai pode ser testado com autorização do pai de registro ou responsável legal.

A Genomic é especialista na realização de exames com unhas. Para esse tipo de perícia solicitamos no mínimo 10 fragmentos (pedaços) de unha, sem esmalte de cada participante. Dessa forma podemos analisar o DNA nuclear e determinar a paternidade.

Embora um DNA kit que ainda não foi usado e foi guardado em local fresco e seco pode durar até um ano, sugerimos que você envie os frascos no prazo de um mês, após a coleta da amostra, para garantir bons resultados. Mantenha a amostra à temperatura ambiente e não a refrigere ou congele.