E possível passar no Enem só com a nota da redação?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

A redação vale mais 1000 pontos; Soma-se a nota da redação com a média das provas objetivas para calcular sua pontuação geral do ENEM.

Por isso, a redação possui seus próprios critérios. Ela é corrigida de acordo com 5 competências preestabelecidas pelo ENEM (falaremos sobre isso mais adiante). Cada quesito vale entre 0 a 200, totalizando 1000 pontos. A partir dessas duas notas é feita uma média.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

A nota de maior peso no Enem para todos os candidatos é da Redação, que é multiplicada por 3. Por isso, é importantíssimo sempre treinar a escrita, inclusive contando com a orientação de professores. Uma boa dica é a plataforma Stoodi.

Para acessá-lo, é necessário acessar o site do Enem e entrar no Portal do Participante. Após informar o número do CPF e senha, o participante deve clicar em seu Boletim de Desempenho Individual. No boletim, você poderá consultar sua nota final, a média geral e a correção da prova de redação.

Engenharia Civil: 713 pontos. Comunicação Social: 710 pontos. Nutrição: 705 pontos. Enfermagem: 700 pontos.

O Enem 2022 teve como tema da redação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova.

A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.

Engenharia de Pesca

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

Uma coisa é certa: os cursos tradicionais, como Medicina e Engenharia, sempre terão nota de corte alta. Já aqueles que são muitos procurados, mas que têm uma grande oferta de vagas, como Direito e Administração, podem ter entrada com notas a partir de 500 pontos.

Pode usar calculadora no Enem? Calculadora é um dos itens proibidos de levar no Enem, segundo o edital.

Para que você tenha ao menos 700 pontos no Enem 2022, você deve acertar em média 110 questões, podendo ser da seguinte forma: Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.