Quanto vale a nota da redação do Enem?

Perguntado por: iarruda . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

A redação do Enem vale 1000 pontos. Essa nota é formada pela pontuação das cinco competências que mencionamos anteriormente. Os professores da banca examinadora dão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final da redação é média aritmética das notas totais dadas pelos professores.

A redação do Enem vale de 0 a 1.000 pontos. A nota é dividida em cinco partes, com 0 a 200 pontos para cada competência avaliada na prova: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

600 pontos na redação é uma boa nota, mas você deve estar ciente de que ainda existe espaço para melhoria. Uma nota alta na redação (por volta de 800) pode levantar muito a sua média e aumentar suas chances de conseguir a vaga no curso dos seus sonhos.

Já aqueles que são muitos procurados, mas que têm uma grande oferta de vagas, como Direito e Administração, podem ter entrada com notas a partir de 500 pontos. Os mais fáceis de conseguir são os de licenciatura e o de formação tecnológica.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Nacional Jovem
O número de redações zeradas corresponde a cerca de 4,31% do total, com motivos que vão de fuga do tema a deixar o espaço em branco. Para saber como evitar zerar a redação da prova do Enem 2022, o Nacional Jovem conversou com Pedro Lima, professor de Língua Portuguesa e especialista em redação.

É perfeitamente possível tirar mais de 1000 no Enem! Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero.

Em todo o país, 22 estudantes tiraram a nota máxima, ou seja, nota 1 mil, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Redações com "impropérios, desenhos e formas propositais de anulação" receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem. Até um rabisco no meio do texto entra nessa categoria de erro.

Para acessá-lo, é necessário acessar o site do Enem e entrar no Portal do Participante. Após informar o número do CPF e senha, o participante deve clicar em seu Boletim de Desempenho Individual. No boletim, você poderá consultar sua nota final, a média geral e a correção da prova de redação.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.

Como calcular a nota do Enem?

  1. Consulte seu Boletim de Desempenho Individual e anote a pontuação de cada uma das cinco provas;
  2. Some a pontuação das cinco provas;
  3. Divida o valor por cinco. Pronto, você chegou a sua média.

O candidato que tirar zero na redação do Enem já está automaticamente desclassificado e não pode concorrer a nenhuma dessas chances.

Matemática: 19 acertos.
Veja que menos acertos são necessários para que alcancemos 700 pontos em Matemática, mas Linguagens exigem mais respostas corretas. Isso acontece por causa do TRI! Como mais pessoas costumam ter dificuldades em Matemática, os acertos nessa prova acabam contando mais.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.