Qual foi a nota mais alta do Enem?

Perguntado por: amata . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Em todo o país, 22 estudantes tiraram a nota máxima, ou seja, nota 1 mil, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre 1.019.144 de candidatos brancos que fizeram a redação do Enem 2020, 101.187 (9,92%) tiraram no mínimo 900.

Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos. Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mais de 2 milhões de candidatos, só 22 conseguiram tirar nota mil na redação. O que eles fizeram de extraordinário para atingir a pontuação máxima?

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Se você quer começar a estudar no ensino superior, mas não tem a nota do Enem ou não conseguiu ser aprovado nos processos seletivos com a nota do exame, saiba que ainda assim é possível ingressar na faculdade em 2023.

A exigência mínima para concorrer a uma vaga é que o candidato tenha obtido nota superior a zero na redação. No entanto, a concorrência é pesada e para ser aprovado é preciso tirar notas altas.

Na edição de 2021, a nota de corte média em Medicina foi de 704,92 pontos, com a maior de 773,32 e a menor 672.

Já a menor, Ciências da Natureza, 490,39. As notas do Enem, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência das respostas dos participantes e, por isso, as notas máximas e mínimas variam a cada edição.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 869,6. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 850,4. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 816,9. Matemática e suas Tecnologias: 996,1.

O que fazer depois da nota do Enem sair | 5 dicas

  1. Participar de processo seletivo para instituição superior pública. ...
  2. Disputar a chance de estudar no exterior. ...
  3. Concorrer a financiamento estudantil. ...
  4. Concorrer a bolsa de estudo. ...
  5. Descontos em instituições privadas.

A nota de corte do Sisu é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e na quantidade de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Matemática: 19 acertos.
Veja que menos acertos são necessários para que alcancemos 700 pontos em Matemática, mas Linguagens exigem mais respostas corretas. Isso acontece por causa do TRI! Como mais pessoas costumam ter dificuldades em Matemática, os acertos nessa prova acabam contando mais.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.