É possível uma pessoa ter todos os dons do Espírito Santo?

Perguntado por: ugonzaga6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Diante deste contexto importa lembrar que não existe pessoa pertencente ao corpo de Cristo que não possua nenhum dom e que ninguém possui em si todos os dons (NEVES, 2016). Os dons espirituais são distribuídos pelo Espírito Santo de acordo com o seu propósito que é soberano.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

Sim, todos nascem com um dom, contudo, é muito raro alguém nascer com um dom tão intenso para determinada área que o torne um “Pelé” da matemática, da medicina, da arte de liderar ou mesmo do futebol, mas o encontro do dom com o talento, o qual é desenvolvido, torna a pessoa acima da média em determinada área.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade e deixa uma impressão tão profunda na alma a respeito da realidade de Deus, o Pai, e do Filho, Jesus Cristo, que nenhum poder ou autoridade da Terra é capaz de afastar a pessoa desse conhecimento.”

Receber o Dom do Espírito Santo
Depois que as pessoas são batizadas, elas são confirmadas como membros da Igreja e recebem o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos. O Senhor disse: “E os que tiverem fé confirmareis na minha Igreja, pela imposição das mãos, e conceder-lhes-ei o dom do Espírito Santo” (D&C 33:15).

Para os carismáticos católicos e os pentecostais é o dom de orar em línguas ou glossolalia, ou seja, frases soltas e murmúrios. Em ambos os casos, as pessoas ficam em estado alterado de consciência (transe mediúnico ou êxtase, no dizer da Igreja).

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

Saiba que o Espírito pode falar com você todos os dias.
Algo que pode nos ajudar a reconhecer Sua voz todos os dias é fazer uma lista de coisas boas que aconteceram ou que nos sentimos inspirados a fazer ou dizer.

Ter uma visão de conjunto significa enxergar além das fronteiras da sua atuação, avaliar os impactos de uma ação não só na nossa área, mas nas demais.

Devemos buscar e cultivar os dons do Espírito. O que podemos fazer para descobrir quais são os dons espirituais que Deus nos deu? (Algumas das respostas possíveis são: ponderar, orar, jejuar, ler a nossa bênção patriarcal, obedecer aos mandamentos e servir ao próximo.

Esse “dons redentivos” são presentes divinos para abençoar os povos e fazer com que o seu amor e cuidado se estenda ao próximo e assim eles possam experimentar o amor e a salvação de Deus. Por exemplo, cada cidade tem uma característica boa, reconhecida e aquilo está impregnado nos cidadãos dela.

7 dicas para descobrir seus talentos

  1. Descubra seus pontos fortes e fracos.
  2. Lembre-se dos tempos de escola.
  3. Saiba o que você gosta na sua carreira.
  4. Conheça seus hobbies.
  5. Experimente testar novas ideias.
  6. Pergunte para as pessoas próximas.
  7. Faça testes vocacionais.

Escreva em seu diário o que você precisa fazer para desenvolver esse dom. Reconheça os dons espirituais nas pessoas ao seu redor. Ao fazê-lo, registre o que aprendeu. Você pode perguntar a essas pessoas como elas desenvolveram esses dons ou como elas os usam para ajudar e servir ao próximo.

Sim, ao ser criado, o ser humano recebeu de Deus os dons chamados “Dons Naturais”: o corpo, a alma, os cinco sentidos, as faculdades, como por exemplo, raciocinar, apreender, ponderar, julgar; Dons Sobrenaturais: a graça santificante, a filiação divina, a herança do céu e ser templo da Trindade; Preternaturais: a ...

Cada ser humano no mundo tem um dom específico que pode ser revelado durante a vida ou não. É possível que você tenha um dom e que ainda não saiba disso.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Para que alguém O receba, essa pessoa precisa abrir mão do pecado. O Bispo Macedo costuma utilizar um exemplo: “Assim como você não bebe água em um copo sujo, o Espírito Santo, que é Sagrado, não pode habitar em um corpo contaminado pelo pecado”.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”. O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.