É preciso obedecer os pais ou aos pais?

Perguntado por: iilha4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Embora seja encontrado na Literatura o uso de “obedecer” como transitivo direto (obedecê-lo, obedecer alguém), na norma culta é um verbo transitivo indireto. Obedecer a alguém: Os filhos devem obedecer aos pais. (não devem obedecer os pais!)

"Obediência boa é aquela que a criança obedece e sabe o porquê". Para que isso aconteça, é necessário que os pais sejam muito convictos de seus valores, demonstrem certeza, força e segurança naquilo que acreditam. Além disso, devem fazer isso sempre de forma respeitosa, nunca enfurecida e nem frágil.

Por que Devemos Honrar Nossos Pais? Os quatro primeiros dos Dez Mandamentos dizem-nos como devemos relacionar-nos com o Pai Celestial e nossa responsabilidade para com Ele. O quinto mandamento nos fala da responsabilidade para com nossos pais terrenos. Ler Êxodo 20:12.

“Quando o pai e a mãe de uma família [são selados], seus filhos que não transgredirem estarão seguros pelo selamento com o qual os pais foram selados. Esse é o juramento que Deus fez a nosso Pai Abraão, e essa doutrina perdurará para sempre.”

Apesar de estar escrito: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” [Provérbios 29:15] e “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” [Provérbios 13:24], essas citações referem-se (…) à aplicação de castigos sábios e prudentes.

As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.

Cumprir ordens: 1 acatar, seguir, ouvir, escutar, aceitar, cumprir, desempenhar, executar, observar, respeitar.

Na idade adulta: a honra pelo respeito e cuidado
A obediência aos pais termina por ocasião do casamento.

O quinto mandamento, transmitido por meio do Profeta Moisés, foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.) Nesta manhã quero falar-vos sobre honrar os pais e os idosos.

Na desobediência ativa, o pequeno responde de forma imediata e negativa, afirmando que não fará o que foi pedido. Em ambos os casos, podemos observar que, independentemente do temperamento ou da personalidade da criança, o final é sempre o mesmo: não há o cumprimento de direcionamentos dados pelos pais.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois is...
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

Conforme estabelece o art. 33 do referido diploma internacional, “Toda pessoa tem o dever de obedecer à Lei e aos demais mandamentos legítimos das autoridades do país onde se encontrar”.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Incentive o comportamento positivo
O bom comportamento deve ser reconhecido. Sendo assim, é preciso identificar as situações em que as crianças desobedientes estão sendo boas e parabenizá-las. O reforço positivo ajuda os filhos a entender quais comportamentos devem ser mantidos.

O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.