É saudável comer tapioca?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A tapioca é rica em ferro, substância essencial para o funcionamento do corpo. Ele também é o grande responsável pela criação de glóbulos vermelhos no organismo, prevenindo a má circulação, a anemia e condições relacionadas.

Tapioca não emagrece, mas também não precisa ser inimiga das dietas de quem busca emagrecimento. Derivada da raiz da mandioca, a tapioca é um alimento muito versátil. A popular versão em goma, que é peneirada e hidratada, pode ser uma boa opção para substituir o pão.

A nutricionista recomenda que se coma de uma ou duas tapiocas por dia, sempre em substituição ao pão. A preparada com duas colheres de sopa da fécula tem 70 calorias.

Portanto, se você está diminuindo o consumo de carboidratos, o cuscuz pode ser uma melhor opção para você. Agora, caso sua alimentação tenha maior ingestão de carboidratos, a tapioca se torna uma excelente aliada.

O problema é que, embora seja um produto natural, a tapioca tem índice glicêmico muito elevado. Isso quer dizer que quando você come uma delícia como essa, ela se transforma rapidamente em açúcar no sangue.

No entanto, por ser rica em carboidratos, o consumo de mais de 3 colheres de sopa por dia de tapioca favorece o aumento de calorias da dieta, podendo engordar.

2 – Tapioca tem menos calorias que o pão.
Nathália explica que a tapioca tem mais calorias que o pão em 100g de cada (cerca de 20g de carboidrato a mais). Totalizando mais de 100 calorias.

"A tapioca é benéfica para o organismo por não conter glúten, que nada mais é que a proteína do trigo e essa é infamatória para o organismo. A recomendação de consumo é que não se passe de uma porção por dia, e deve se usar a goma da tapioca, no máximo 3 colheres de sopa.

A tapioca promove melhora na circulação
A tapioca é rica em ferro, substância essencial para o funcionamento do corpo. Ele também é o grande responsável pela criação de glóbulos vermelhos no organismo, prevenindo a má circulação, a anemia e condições relacionadas.

Qual a diferença entre goma de tapioca e tapioca? Muita gente se confunde sobre como chamá-la. Resumindo de forma bem simples, tapioca é o nome do prato final, no formato de uma panqueca. Ele é feito na frigideira usando a goma de mandioca, também chamado de goma de tapioca.

A tapioca pode ser incluída em qualquer horário do dia, desde que esteja em equilíbrio com as demais refeições. Muita gente costuma consumir no café da manhã ou nos lanchinhos intermediários, já que seu perfil nutricional se encaixa muito bem nestas ocasiões. Consumir antes de se exercitar também é uma boa!

Que tipos de benefícios a tapioca com ovo oferece ao corpo?

  1. 1 – Totalmente livre de glúten. ...
  2. 2 – Favorece o aumento do peso saudável. ...
  3. 3 – Auxilia na perda de peso. ...
  4. 4 – Rica em vitamina B. ...
  5. 5 – Deixa os ossos mais saudável.

Tapiocas Sem Sódio São Mais Saudáveis
O sódio pode trazer riscos para o organismo se consumido em excesso, provocando doenças cardiovasculares. Por isso, prefira tapiocas sem sódio, que são mais saudáveis.

Dentre os três, o cuscuz é o menos calórico, no entanto, a nutricionista esclareceu que estes alimentos muito raramente são consumidos sozinhos.

Para se ter ideia, o IG da tapioca é de 115, o que faz com que ele supere o próprio açúcar e o pão francês em níveis de absorção de glicose.

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso cortar o pão para emagrecer. Na verdade, se consumido de forma equilibrada, ele pode ser incluído em nossa alimentação sem prejuízos. A nutricionista Luna Azevedo lembra que nenhum alimento é capaz de nos engordar de forma isolada.

Comer batata doce no café da manhã pode ser muito saudável. Além do sabor suave e adocicado que empresta ao prato, ela fornece vitaminas importantes, tem baixo índice glicêmico, dá energia, auxilia na construção de músculos, previne anemia e fortalece o sistema imunológico.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

Por conter alto teor de carboidratos, a tapioca pode ser adicionada na rotina alimentar sem que você tenha que se preocupar com as gorduras ruins – aquelas que colaboram na elevação das taxas de colesterol.

A resposta é sim. A tapioca pode fazer parte do cardápio de uma pessoa com diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. A farinha de tapioca fornece uma parte do carboidrato em forma de amido resistente.