Porque tapioca não engorda?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A tapioca é uma fonte de carboidrato, assim como o pão e outras massas, mas não leva gordura em seu preparo, ou seja, apenas fécula de mandioca e água.

A recomendação de consumo é que não se passe de uma porção por dia, e deve se usar a goma da tapioca, no máximo 3 colheres de sopa. Uma dica é sempre adicionar uma fonte de fibras na massa e uma fonte de gordura boa no recheio", explica a profissional.

2 – Tapioca tem menos calorias que o pão.
Nathália explica que a tapioca tem mais calorias que o pão em 100g de cada (cerca de 20g de carboidrato a mais). Totalizando mais de 100 calorias.

O problema é que, embora seja um produto natural, a tapioca tem índice glicêmico muito elevado. Isso quer dizer que quando você come uma delícia como essa, ela se transforma rapidamente em açúcar no sangue.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Além disso, por ter um sabor leve e neutro, a tapioca é um alimento muito versátil, que pode ser combinado com diferentes alimentos, podendo ser usada no café da manhã, no almoço, nos lanches ou no jantar.

A tapioca, por essa razão, é um alimento cujo índice glicêmico é elevado. Essa característica poderia significar que, quando a pessoa digere, a tapioca elevaria os níveis de glicose no sangue mais rapidamente, e isso é tudo o que uma pessoa com diabetes não precisa.

Em comparação com a tapioca, o pão integral acaba se destacando em termos nutricionais. Isso porque ele tem um teor mais alto de fibras alimentares - nutrientes que garantem saciedade, auxiliam na digestão, no controle do índice glicêmico e do colesterol.

Enquanto a mesma medida de cuscuz contém em média 25 gramas de carboidratos. Além disso, a tapioca possui mais calorias e menor taxa de fibras. Segundo o nutricionista, o que diferencia os dois é o processo de preparação.

A tapioca promove melhora na circulação
A tapioca é rica em ferro, substância essencial para o funcionamento do corpo. Ele também é o grande responsável pela criação de glóbulos vermelhos no organismo, prevenindo a má circulação, a anemia e condições relacionadas.

Crepioca é mais saudável que tapioca? Ambas são alternativas bastante saudáveis, mas a crepioca possui mais proteínas e menos carboidratos do que a tapioca, sendo preferida em dietas para ganho de massa muscular ou perda de peso.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

Antigamente acreditava-se que a cirrose e a esteatose hepáticas, eram relacionadas com o consumo de gordura animal e álcool. Hoje, as gorduras naturais foram isentadas desta relação, e acredita-se que o consumo exagerado de açúcar e amidos refinados (farinhas, polvilho, tapioca, etc.)

Chia, linhaça e nozes são exemplos de alimentos que turbinam o pão com fibras e gorduras bem-vindas. Mas a receita também pode acabar calórica, daí vale maneirar na fatia. Olho vivo no rótulo para garantir também que a maior parte da farinha usada seja mesmo integral.

Veja também o que evitar no jantar:

  • Frituras e alimentos ricos em gordura animal;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Embutidos em geral;
  • Bebidas açucaradas ou estimulantes, como refrigerantes, achocolatados e cafés;
  • Doces em geral;

Açúcar mascavo tem menos calorias e é mais nutritivo que o refinado. Se você está buscando uma opção menos calórica para adoçar receitas, faz todo sentido recorrer ao açúcar mascavo.