É saudável comer pão todos os dias?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ao contrário do que muita gente pensa, o pão não faz mal, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde, ele pode e deve ser incluído na dieta do dia a dia, já que a recomendação diária de consumo de carboidratos é de 60%.

Para a nutricionista Anita Sachs a necessidade varia de pessoa para pessoa, mas indica uma regra a ser seguida: “normalmente, ingerir 100 gramas de pão por dia não tem qualquer problema, pois contabiliza entre nove e onze porções diárias de cereais que a pessoa pode comer”, explica Anita.

Não é necessário a exclusão do pão francês da sua vida, nem de outros alimentos, porém o consumo deve ser feito com moderação, talvez não seja problema você comer um pãozinho por dia.

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso cortar o pão para emagrecer. Na verdade, se consumido de forma equilibrada, ele pode ser incluído em nossa alimentação sem prejuízos. A nutricionista Luna Azevedo lembra que nenhum alimento é capaz de nos engordar de forma isolada.

Apesar de teoricamente o arroz apresentar um valor mais reduzido de calorias, comparativemente à massa, a Mayo Clinic salienta que ambas as versões são saudáveis quando consumidas moderadamente e sem adição de molhos e temperos, sublinhando ainda que quem pretende emagrecer deve dar predileção às versões integrais já ...

Em primeiro lugar, para entender quantas calorias tem uma banana é importante entender a composição desse alimento. Nesse sentido, uma banana média contém 27 gramas de carboidrato, o que equivale a mais do que duas fatias de pão branco. Além disso, estima-se haver um quantidade de 14 gramas de açúcar.

Características: O pão integral, assim como o de forma comum, é uma ótima opção para fazer qualquer tipo de lanche, mas trazendo ingredientes integrais e mais saudáveis. Ingredientes: farinha integral, farinha de trigo, açúcar mascavo, óleo, sal e grãos.

Pães de trigo oferecem mais vitaminas, grãos integrais e fibras, e têm menos impacto negativo no açúcar no sangue, o que pode ser útil para pessoas que têm resistência à insulina, disse Mokari. Mas algumas pessoas têm uma forte preferência por pão branco.

Eles são ricos em carboidratos e proteínas, substâncias essenciais para assegurar a saúde de uma pessoa. Além disso, o alimento possui grandes quantidades de cálcio, de ferro, de fibras, de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5) e de minerais (potássio e sódio).

"Não tem nada de errado em consumi-lo, seja ele francês, tradicional (farinha branca) ou integral", conta a nutricionista Beatriz Borges. De acordo com ela, o importante é não exagerar no consumo e tentar associar outros nutrientes no lanchinho. Portanto, você pode comer pão na dieta sim.

Em outras palavras, o consumo de pão francês engorda desde que a pessoa não gaste a energia gerada por ele. Se você já tem o hábito de comer bastante e ainda leva uma vida sedentária, o pão francês pode ajudar no ganho de gordura sim.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

O pão é um carboidrato refinado, no qual é rapidamente absorvido pelo organismo, gerando assim, picos de insulina. E quando há grandes níveis de insulina no corpo, pode ser armazenada como gordura.

O pão em si não engorda. Porém, como qualquer outro alimento calórico, pode auxiliar no ganho de peso de consumido em demasia. Ou seja, se ingerido com moderação e sem muita gordura adicionada.