É seguro comer sashimi?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Um estudo conduzido pela Proteste em restaurantes de São Paulo onde é comercializado esse tipo de alimento mostrou que apenas 2 de 60 amostras analisadas continham agentes causadores de doenças. Isso reforça a afirmação de que o consumo de sushi e sashimi é seguro.

O consumo do peixe cru pode ser ainda mais saudável, já que as propriedades do animal marinho são realçadas, uma vez que a carne não é exposta ao calor e preparações muito invasivas.

Se comer o sushi com hashi, vire o sushi de lado, o segure de forma que um palito do hashi encoste no arroz e o outro no peixe, e, de novo, só molhe a ponta do peixe no shooyu. Com o sashimi, a mesma coisa: segurando a fatia de peixe com o hashi, molhe apenas sua ponta.

Um estudo conduzido pela Proteste em restaurantes de São Paulo onde é comercializado esse tipo de alimento mostrou que apenas 2 de 60 amostras analisadas continham agentes causadores de doenças. Isso reforça a afirmação de que o consumo de sushi é seguro.

No entanto, muita gente prefere comer peixe cru a comer peixe cozido. Mas existem riscos associados a essa prática: um deles é a anisakíase, uma infecção causada pelo verme do sushi. Além disso, comer certos alimentos crus ou mal cozidos pode aumentar o risco de intoxicação alimentar.

No caso de carne e peixe crus, duas bactérias se destacam: a Salmonella e a Listeria monocytogenes. A Salmonella está no topo da lista das bactérias causadoras de surtos de doenças alimentares no País.

Para harmonizar com estes pratos, o mais indicado é buscar por vinhos brancos com acidez elevada ou com boa estrutura aromática, como o Sauvignon Blanc e o Pinot Grigio, que ajudam a equilibrar o paladar. Além disso, é um tipo de vinho que combina com sushis e sashimis.

Dactylogyrus é um verme parasita que se reproduz de maneira ovípara (coloca ovos), e que ataca especificamente as guelras dos peixes. O parasita que eclode do ovo, na água, é ciliado, e nada a procura de um hospedeiro.

O sushi é conhecido pela sua forma cilíndrica, ou seja, um rolinho de arroz e com diversos recheios, por outro lado, o sashimi tem o formato em que o peixe é cortado, isto é, em tiras.

Os hot rolls são rolinhos empanados e fritos e devem ser servidos quentes. Daí o nome hot (quente) roll (rolinho). Desse tipo de sushi é derivado o hot filadéfia, também com cream cheese, muito apreciado nos restaurantes brasileiros. Entretanto, existem diversas possibilidades de recheio.

Não é indicado comê-los mais de duas vezes por semana". Por outro lado, a profissional afirma que maki sushis normalmente são feitos de peixes com menos mercúrio, o que significa que pode comer mais. Isso inclui salmão, siri e camarão. Se está grávida ou a amamentar, a recomendação é evitar qualquer sushi cru.

Calcular de 8 a 10 peças se for a única entrada. Calcular de 4 a 5 peças se outros pratos forem servidos. Quais tipos de sushi servir como entrada ? Os melhores são os hossomakis, por serem pequenos e possibilitarem o consumo em uma bocada.

Se o sushi for preparado com arroz, o sashimi é, por outro lado, preparado com carne crua ou peixe. Quanto ao consumo de sushi, você pode comê-lo o quanto quiser. Assim, a duração de armazenamento de sushi pode ser feito em até 3 dias.

- Limpe bem seu salmão em água corrente! Peixe fresco é a única carne que devemos lavar!!! (Existe uma polêmica em torno disso, porém é muito provável que seu filé venha com escamas soltas. Dele próprio ou dos outros peixes que estavam em contato com ele.