É verdade que a minhoca tem dez corações?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Sempre aos pares e localizados próximos da “cabeça” da minhoca, embora varie conforme a espécie, os corações são na grande maioria em número de dez. Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX. Resposta certa: dez.

Cada minhoca tem entre dois e quinze pares de corações. O número é grande para permitir a distribuição do sangue por todo o corpo do animal, já que existem minhocas que chegam a quase 3 metros de comprimento.

Há um grande vaso sanguíneo ao longo das costas da minhoca, chamado vaso sanguíneo dorsal. Ele lança o sangue para a frente (em direção à cabeça) e é o principal "coração" desses animais. Mas há ainda os vasos chamados de "corações laterais". Eles enviam o sangue, com muita pressão, do vaso dorsal para o ventral.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

vacas

Diferentemente das pessoas, as vacas possuem quatro estômagos e são chamadas de animais ruminantes. Com todos esses estômagos, as vacas conseguem retirar muita energia das fibras encontradas nas plantas.

Quantos corações tem a galinha? Cada galinha possui apenas um coração, assim como a esmagadora maioria dos animais. No entanto, essa é uma pergunta que surge com bastante frequência entre os que são fãs da iguaria.

Ele possui um coração sistêmico, que é responsável por bombear sangue por todo corpo, e outros três operam de forma auxiliar, ajudando com o sistema circulatório no bombeamento de sangue.

Na verdade, elas não têm olhos para fechar quando estão adormecidas, mas entram em períodos de inatividade que podem ser comparados ao sono.

Sim, o maior coração do mundo pertence à baleia-azul (Balaenoptera musculus)!

O coração da mosca “é composto apenas por um único tubo. E como o corpo da mosca é essencialmente dividido em duas secções separadas (o abdómen, nas costas, e o tórax e a cabeça, à frente), o coração bombeia em duas direções, alternadamente.”

ONDE FICA O CÉREBRO DA MINHOCA Minhoca não tem cérebro. Como a maioria dos invertebrados, os anelídeos não possuem um órgão nervoso central, mas um sistema nervoso ganglionar, ou seja, formado de pequenos gânglios espalhados por diversas partes do corpo, principalmente o ventre.

Morfologia externa. Na extremidade anterior, esses animais apresentam um prostômio e um peristômio, formando uma cabeça.

As formigas não não possuem veias artéria ou coração. Por isso possuem um sistema circulatório aberto.

1) POLVOS TÊM TRÊS CORAÇÕES
As 300 espécies de polvo, com diferentes tamanhos, têm três corações. Tal estranha estrutura cardíaca é necessária para manter o sangue circulando por seus oito braços.

polvo

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

Sim, o polvo! Ele é um animal que possui três corações. Dois são dedicados ao bombeamento de sangue para as brânquias, enquanto o outro cuida do resto do corpo.

águias carecas

Águia careca. Símbolo nacional dos Estados Unidos, as águias carecas emparelham toda a vida com um companheiro escolhido, sendo fiéis até ao dia da sua morte ou em casos de impotência. Os casais de animais desta espécie constroem e cuidam do ninho juntos, procurando calor e alimento em turnos.

O que substitui o cérebro e os animais descerebrados

  1. Estrelas-do-mar. Sem dúvida, as estrelas-do-mar (classe Asteroidea) são os animais sem cérebro mais famosos do oceano. ...
  2. Esponjas. ...
  3. Ouriços-do-mar. ...
  4. Anêmonas. ...
  5. Pepinos do mar.

Os castores são geralmente animais fiéis ao seu parceiro e, sobretudo, ficam juntos a tomar conta dos filhotes, como verdadeiros pais devotos. Ao contrário do que acontece com alguns pinguins, por exemplo, os casais de castores não se costumam separar depois dos filhotes se tornarem independentes.

Os ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos, por isso também denominados de poligástricos, que ao contrário dos monogástricos que possuem um só compartimento gástrico, o estômago, os ruminantes possuem quatro, o rúmen, retículo, omaso e abomaso.